NiTfm live

Alimentação Saudável

A melhor (e mais secreta) forma de beber água com limão para emagrecer

Quanto limão devemos adicionar? Qual deve ser a temperatura? Todos os detalhes influenciam o resultado final.
Todos os pormenores importam.

Não é um mito: a água com limão traz imensos benefícios para a saúde. Como este alimento é rico em vitamina C, ele protege as células dos radicais livres e fortalece o sistema imunitário. Além disso, os seus antioxidantes combatem os danos provocados pelos radicais livres. Ou seja, retardam o envelhecimento precoce da pele.

E a lista de vantagens continua: “A estrutura atómica do limão é semelhante à dos fluidos digestivos, induzindo a produção de bílis pelo fígado. Isto quer dizer que vai aliviar os sintomas de indigestão”, revela à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Sabe aquela hora de preguiça que acontece sempre depois de uma refeição? Pois é, esta bebida pode dar ao corpo a energia extra de que precisa. Segundo a especialista, até ajuda a reduzir a ansiedade e depressão — “apenas o cheiro a limão pode ter um efeito calmante no sistema nervoso”.

Porém, a água com limão ficou popular por ser aliada no processo de perda de peso. A autora do blogue “Manias de Uma Dietista” revela que algumas teorias indicam que o limão pode mesmo ajudar a emagrecer, uma vez que a fibra presente no alimento é uma fibra solúvel (pectina) que promove uma sensação de saciedade. Ou seja, beber um copo de água com limão vai ajudar a sentir-se cheio durante mais tempo. Resultado: vai comer menos. Parece-lhe bem?

Mas há três dicas que deve ter em conta para alcançar todos os resultados possíveis.

Qual é a quantidade de limão ideal?

A sugestão de vários especialistas é usar, pelo menos, meio limão fatiado para 250 mililitros de água. Desta forma, conseguirá tirar proveito deste alimento para eliminar toxinas, estimular o funcionamento intestinal e, claro, ajudar a diminuir os números na balança.

Em que altura do dia devemos beber água com limão?

Tome nota disto: amanhã quando acordar, não pegue logo no telemóvel, nem vá tomar banho e preparar o pequeno-almoço. Antes de tudo isso, beba o seu copo de água com limão.

É precisamente por isso que a melhor altura do dia para beber água com limão é a manhã, já que o nosso corpo acumula toxinas durante o dia mas também durante a noite.

Bem sabemos que o organismo é capaz de eliminar as toxinas sozinho, através das funções de órgãos como os rins, intestinos e o fígado. Contudo, de acordo com a especialista, o limão pode ajudar nesse processo e noutros.

A água deve estar fria, morna ou quente?

A maioria dos especialista aconselha que a água com limão esteja morna. É esta temperatura que vai permitir extrair a vitamina C presente na casca. Se estiver demasiado quente, pode anular os benefícios deste fruto. 

Além disso, a água morna vai fazer com que consiga beber mais vezes em grandes quantidades.

Mas atenção: a água com limão por si só não emagrece, mas tem componentes que ajudam a alcançar esse objetivo. É essencial que, aliado a isso, siga uma alimentação equilibrada e pratique exercício físico.

Se não gostar de água com limão ou quiser variar, há outras 11 bebidas que ficaram famosas por ajudarem no processo de emagrecimento. Carregue na galeria para descobrir quais são.