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Alimentação Saudável

A lasanha low carb que pode fazer em casa — e comer sem estragar a dieta

A proposta da nutricionista Maria Gama é caixa em hidrato de carbono e calorias, mas igualmente saborosa.
Fica deliciosa.

Os hidrato de carbono são os mais temidos, tanto que inúmeras dietas abominam qualquer prato que tenha esse tipo de alimento. Mas é importante lembrar que para uma dieta equilibrada, alguns tipos de hidrato de carbono são bem-vindos. É possível comer pratos saborosos e, ainda assim, garantir que fazem bem à saúde.

É o caso da versão de lasanha saudável feita apenas com legumes e carne, que é sugerida pela nutricionista Maria Gama. A beringela substitui a massa e com poucas mudanças na receita podemos incluí-la na dieta sem culpa.

O resultado final da especialista.

“Ficou deliciosa e é uma forma meio enganadora de comer lasanha. Ou seja, é uma forma de variar, mas com alterações que deixam o prato mais saudável”, diz a também autora do blogue NiT “Põe-te na Linha“.

Do que precisa

— 400 gramas de bifes de peru;
— 200 gramas de cogumelos;
— Três cenouras;
— Três beringelas;
— Dois tomates frescos;
— Duas cebolas;
— Uma cerveja;
— Queijo ralado (a gosto);
— Sal (a gosto);
— Pimenta preta (a gosto);
— Três dentes de alho.

Como se faz

Pique os tomates frescos e as cebolas. Coloque na wok com uma colher de sopa de azeite, sal e cerveja e deixe refogar. Pique os bifes de peru num processador de alimentos de forma a ficar em carne picada. Coloque a carne de peru picada na wok, junte a pimenta preta e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos. Vá mexendo. Corte em fatias finas as cenouras, os cogumelos frescos e a beringela. Reserve.

Entretanto, deve grelhar as fatias de beringela e comece por fazer uma camada no pirex de forno. Coloque uma camada de cenoura, carne picada e depois cogumelos. Por cima, o queijo ralado. Repita o processo mais uma vez para ter duas camadas de beringela, carne, cogumelos, cenoura e queijo ralado. Coloque no forno cerca de 30 a 40 minutos.

Agora, carregue na galeria para tomar nota de oito refeições principais (e com poucas calorias) que pode fazer em casa.