NiTfm live

Alimentação Saudável

A lasanha saudável de couve-flor e alho francês que vai querer provar já

Esta receita Paleo é vegetariana e absolutamente deliciosa. Se tiver máquina, pode fazer a massa e fica ainda melhor.
Lasanha Paleo.

É o chamado prato de comfort food, ou comida reconfortante. Há poucas coisas melhores do que uma lasanha acabada de sair do forno num dia de frio. Comer em frente à lareira enquanto chove lá fora é o cenário perfeito.

Se for vegetariano, estiver a cortar na carne, ou simplesmente lhe apetecer variar, esta receita é ideal. É uma lasanha Paleo de couve-flor e alho francês, criada pela autora do blogue “Healthy Bites”, Teresa Abreu.

Deliciosa.

É uma lasanha diferente do habitual, mas não menos deliciosa. No seu blogue, a autora indica que há várias versões de lasanha Paleo, pode-se usar courgette ou beringela para substituir a massa com glúten, por exemplo.

Pode sempre tentar comprar massa para lasanha sem glúten no supermercado. Mas se tiver uma máquina para fazer massa, que amassa e deixa com a espessura pretendida, pode fazer a sua própria massa sem glúten.

Além de uma melhor textura, verá que o sabor também ficará melhor com uma massa caseira. Basta seguir a receita para fazer a pasta e o recheio.

Do que precisa

Para a massa

— Uma chávena e meia de farinha de arroz;
— Meia chávena de fubá de mandioca;
— Uma colher de chá de farinha de linhaça;
— Quatro ovos;
— Farinha de arroz para salpicar a massa para não colar.

Para a lasanha

— 800 mililitros de leite de coco;
— Uma couve-flor pequena;
— Dois alhos franceses médios;
— Sal a gosto;
— Pimenta preta a gosto;
— Noz moscada a gosto;
— 400 gramas de mozarella ralada;
— Quatro mozarellas frescas.

Como se faz

Teresa Abreu recomenda a máquina Philips Pasta Maker. Para a massa, bata os ovos. Monte a matriz do aparelho e coloque as farinhas nele. Ligue a máquina e adicione os ovos batidos lentamente no modo “amassar”. Quando a Pasta Maker começar a deitar a massa, vá cortando as tiras de lasanha no tamanho pretendido e polvilhe com farinha de arroz para que não colem.

Para a lasanha, deve colocar o alho francês cortado em rodelas, a couve-flor cortada e o leite de coco numa panela. Tempere com sal, pimenta e noz moscada e deixe cozer. Quando os legumes estiverem cozidos, triture tudo com uma varinha mágica e retifique os temperos.

No fundo de um tabuleiro de cerâmica, coloque uma camada de folhas de lasanha, uma camada do molho branco de alho francês e couve-flor, uma mozarella fresca cortada em fatias e um pouco de queijo ralado.

Repita as camadas até ficar sem ingredientes. Na última camada, finalize com molho branco de alho francês e couve-flor e coloque o restante queijo ralado por cima. Leve ao forno a 180º cerca de 15 minutos.

Entretanto, carregue na galeria para conhecer oito refeições principais (e com poucas calorias) que pode fazer em casa.