NiTfm live

Alimentação Saudável

A incrível tarte de chocolate e caramelo salgado que não leva açúcar

A receita saudável criada por Ana S. Guerreiro, autora do blogue NiT "Mamã Paleo", também não contém farinha.
É de-li-ci-o-sa.

Ninguém é fã de dietas. Antes pelo contrário, a grande maioria das pessoas entra em pânico só de pensar em começar qualquer tipo de regime alimentar em que tem de cortar nas coisas que mais gosta de comer — doces incluídos. No verão, este esforço é ainda mais desafiante, já que as férias são sinónimo de jantaradas com os amigos e uma vontade descontrolada de comer gelados. A boa notícia é que seguir uma alimentação mais saudável não significa deixar de comer aquilo que se gosta — basta fazer adaptações.

Se não vive sem tarte de chocolate e caramelo salgado, tem de experimentar a receita de Ana S. Guerreiro, autora do blogue NiT “Mamã Paleo“. É uma versão que pode comer quando tem desejos de doces sem ter medo de estragar a dieta. Além de ser low carb (isto é, reduzida em hidratos de carbono), dependendo dos ingredientes sugeridos que escolhe, esta receita não leva açúcar, lacticínios, nem farinha.

tarte
Leva tâmaras.

 

O que torna esta tarte uma opção super saudável é a substituição do caramelo — tradicionalmente feito com açúcar refinado — por uma mistura de manteiga de frutos secos e tâmaras — ingredientes naturais e sem processamentos. Tome nota de como se faz esta versão.

Do que precisa

Para a base
— Três ovos;
— Quatro colheres de sopa de azeite;
— 100 gramas de farinha de amêndoa;
— 40 gramas de farinha de coco (pode trocar por linhaça);
— Uma colher de café de fermento para bolos;
— Uma pitada de sal;
— Uma colher de sopa de xilitol (opcional).
Para o caramelo
— 80 gramas de tâmaras previamente demolhadas, sem caroço e transformadas em puré;
— 40 gramas de manteiga de amêndoa, caju ou amendoim;
— Uma colher de café de sal marinho.
Versão de “caramelo” low carb
— 120 gramas de manteiga de amêndoa ou de amendoim;
— Uma colher de café de sal marinho.
Para a cobertura de chocolate
— 100 gramas de chocolate com, no mínimo, 85 por cento de cacau;
— Uma colher de sopa de azeite, óleo de coco ou leite de amêndoas (quem quiser pode usar manteiga bio).

Como se faz

Bata os ovos com o azeite, adicione os restantes ingredientes e mexa muito bem até obter uma massa maleável. Leve ao frio durante 20 minutos. Forre a forma da tarte ou das tarteletes com a massa e leve ao forno (pré-aquecido a 180 graus) durante cerca de 20 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.

Entretanto, misture bem os ingredientes do recheio de caramelo e coloque sobre as tartes. Leve ao frio durante 15 minutos. Depois, derreta o chocolate em banho maria. Retire as tartes (ou tarteletes) do frio e cubra com o chocolate derretido. Leve ao frio durante 20 minutos. A especialista sugere que sirva fresco.