NiTfm live

Alimentação Saudável

A incrível (e deliciosa) mousse de abacaxi que pode comer durante a dieta

Não contém açúcar nem leite condensado. As habituais natas também ficam de fora.
Pode decorar com morangos.

Da próxima vez que lhe disserem que seguir uma dieta significa ter de ignorar todas as sobremesas, pegue em seis ingredientes e mostre o contrário. Só vai precisar desse número de alimentos para preparar uma incrível mousse de ananás ou abacaxi.

A sugestão da autora do blogue “Panelinha de Sabores” não contém açúcar nem leite condensado. Também não espere encontrar natas nesta receita. Por outro lado, é rica em proteína, pouco calórica e fresca.

É uma verdadeira delícia.

“Gosto mais do resultado quando é feita com queijo. No entanto, ninguém reclama quando utilizo iogurte para a confeção”, revela à NiT Sandra Nereu.

Do que precisa (para 12 taças)

— Cinco ovos (gemas separadas das claras);
— Três colheres de sopa generosas de amido de milho (maisena) ou polvilho doce;
— 500 gramas de queijo fresco batido com zero por cento de matéria gorda (como quark);
— 200 gramas de queijo creme magro ou iogurte natural não magro;
— Oito colheres de sopa de adoçante (metade agave e metade stevia em pó);
— Meio abacaxi ou ananás.

Como se faz

Retire a polpa ao abacaxi, parta em pequenos pedaços e coloque num escorredor para que liberte o excesso de água.

Num tacho largo misture bem as gemas com o amido de milho. Adicione o queijo fresco batido, o iogurte (ou queijo creme), metade do ingrediente adoçante e volte a misturar bem com o batedor de varas manual até obter um creme. Coloque este creme em lume brando e mexa com frequência até ferver durante três minutos e estar cremoso. A textura deve ficar idêntica ao leite creme.

“Inicialmente fica mais liquido do que estava e só depois de começar a ferver é que engrossa”, esclarece Sandra Nereu.

Envolva o abacaxi bem escorrido e deixe arrefecer por completo. Bata as claras em castelo. Quando começarem a ficar firmes, junte o restante adoçante e bata mais um pouco.

Aos poucos (cerca de quatro colheres de sopa de cada vez), vá envolvendo o creme de abacaxi nas claras. Repita o processo até terminar o creme. Passe para as taças de servir e reserve no frigorífico uma a duas horas antes de servir. Pode decorar com morangos.

Carregue na galeria para descobrir outras receitas de mousses que pode incluir na dieta — uma é de chocolate e menta e outra contém aveia.