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Alimentação Saudável

A fruta que toda a gente conhece está a ser misturada na água para emagrecer

Tem 46 calorias por cada 100 gramas e propriedades antioxidantes que ajudam no processo de digestão.
Pode fazer maravilhas, se fizer parte de uma alimentação saudável.

Adicionar ao copo de água alimentos diuréticos ou com utilidade no processo de emagrecimento é um dos truques mais populares no mundo fit. Se pensa que o limão é a única alternativa, está enganado. Recentemente, a canela e também a beringela ficaram conhecidas para este efeito. À lista junta-se agora uma fruta.

Pista: tem 46 calorias por cada 100 gramas. Além disso, é constituída por, aproximadamente, 85 por cento de água, o que quer dizer que é uma ótima aliada no objetivo da hidratação. Estamos a falar da ameixa.

Segundo a nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de Uma Dietista“, este alimento é também rico em fibra, proteína, hidratos de carbono, cálcio, fósforo, ferros e vitaminas do complexo B.

Por tudo isto — sobretudo pelo baixo valor energético e pelo alto teor em fibra —, a ameixa é vista como uma ajuda para emagrecer. É que ela permite manter a sensação de saciedade durante mais tempo, evitando possíveis ataques de fome. Afinal, quando sentimos o estômago mais cheio, é mais fácil controlar o apetite e não cair na tentação de comer doces e produtos processados.

Mantenha este alimento na lista de compras.

Mas há mais benefícios no consumo desta fruta. Por exemplo, ajuda a controlar a glicémia por ter um baixo índice glicémico, assim como a regular o funcionamento intestinal. Também contribui para a saúde dos ossos e na prevenção da anemia.

A fruta está, ainda, associada a vantagens como regular o colesterol e ajudar na circulação sanguínea.

A forma mais famosa de ingerir ameixa

Como já revelámos, o método mais popular para incluir ameixa na alimentação é através do copo de água. O truque é deixar três ameixas secas de molho num copo com 200 mililitros de água no frigorífico durante uma noite.

Há outra opção: lavar o mesmo número de ameixas (não secas) e cortá-las, retirando os caroços para dentro de um recipiente. Depois, adiciona a quantidade de água desejada e tritura com a varinha mágica, sendo que também pode fazê-lo na liquidificadora. Pode colocar algumas sementes por cima. No dia seguinte, bebe em jejum ou antes das refeições.

Stefania Roberta Cabral contou à revista brasileira “M de Mulher”, em 2016, que recorreu a esta bebida para perder o excesso de peso. Na altura, com 32 anos, conseguiu eliminar 32 quilos em nove meses, passando dos 90 para os 58 quilos.

“Hoje peso 58 quilos e sou uma mulher muito mais feliz, saudável e segura. E, graças à filosofia japonesa [hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje], não me acomodo. Continuo a tomar a minha água de ameixa para estar sempre a melhorar”, disse.

Após esta mudança drástica, a brasileira de 38 anos foi até capa da revista “Sou Mais Eu”.

Mas, atenção: como em todos os alimentos, a ameixa deve ser consumida em quantidades adequadas a cada dieta e incluída num plano alimentar com outros alimentos saudáveis. Portanto, deve ver esta água apenas como um complemento — ela não substitui refeições nem a necessidade de manter uma rotina saudável. Além disso, convém ver qual é a melhor forma de incluir a bebida no plano alimentar junto do seu nutricionista.

Carregue na galeria para descobrir outros cinco ingredientes que estão a ser adicionados à água para emagrecer.