NiTfm live

Alimentação Saudável

A famosa mistura que ajuda a controlar o apetite faz-se com 2 ingredientes

É saciante e substitui a farinha em várias receitas. A nutricionista Lillian Barros explica tudo.
Conheça os super benefícios.

Em 1992, a médica Heloísa de Freitas Valle decidiu cultivar bananas no Vale do Ribeira, em Eldorado, no interior de São Paulo, no Brasil. Num dia, já em 1996, foi roubada. Só sobraram as verdes. Deste infeliz acaso nasceu uma das misturas mais famosas do mundo fit: a biomassa de banana verde.

Embora não seja novidade, só há pouco tempo é que começou a fazer parte da alimentação dos portugueses. No caso da nutricionista da Lillian Barros, autora do blogue “Santa Melancia“, é um básico na sua cozinha.

Esta mistura, que resulta da cozedura da banana verde, pode ser usada em receitas doces e salgadas. Na prática, pode substituir a farinha em receitas de bolos, panquecas, coberturas, doces, pães e até de bolachas. Além disso, ajuda a engrossar a sopa.

No mais recente livro de Lillian Barros, “A comida que vai mudar a sua vida” (18,50€), editado pela Manuscrito e lançado a 23 de janeiro, a nutricionista explica que um dos principais benefícios da biomassa é o facto de apresentar um tipo específico de amido — o amido resistente.

“Este não é digerido pelo nosso organismo, passando inalterado pelo intestino, onde atura como alimento para as boas bactérias que aí reside. Por este mesmo motivo, o amido resistente é tido como um alimento prebiótico”, explica.