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Alimentação Saudável

A dieta à base deste vegetal promete uma perda de 4 quilos em 7 dias

Pista: tem uma cor avermelhada e é bastante rico nutricionalmente.
É provável que tenha este alimento em casa.

A beterraba é um tubérculo de cor avermelhada cheio de vantagens nutricionalmente: é rico em zinco, ferro, nitratos, potássio, cálcio, fibra, água e vitamina C. Ultimamente, este alimento também sido utilizado como aliado no processo de perda de peso. Aliás, até existe uma dieta do qual é protagonista.

“A beterraba e o sumo à base deste alimento têm vindo a ser associados a diversos benefícios para a saúde, podendo ajudar a melhorar o rendimento no treino e a função cerebral, a reforçar o sistema imunitário, a combater ou prevenir anemia e a regular a pressão arterial”, destaca à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Quanto ao seu potencial no processo de perda de peso, está relacionado com o facto de conferir saciedade e de ser baixo em calorias (43 por cada 100 gramas).

É por causa destes fatores que foi criada a dieta da beterraba. O método, que promete uma perda de dois a quatro quilos por semana, pode durar dois ou três dias.

O plano alimentar é simples. Segundo a especialista, é permitido o consumo de proteína magra, todos os legumes (como alface, rúcula, agrião, tomate, abóbora, beringela e courgette) e laticínios (dando preferência aos magros). Já as bebidas calóricas devem ficar de fora — pode beber apenas água, café ou chá.

É rica em água.

Um dia de refeições

Para ter noção de como pode ser um dia de refeições nesta dieta, a NiT tem um exemplo para partilhar.

— Ao acordar: um copo de água com sumo de limão;

— Ao pequeno-almoço: chá sem açúcar com uma fatia de pão integral, um ovo e uma porção de fruta (como maçã sem casca);

— Antes do almoço: sumo de beterraba;

— Ao almoço: uma porção de frango, peru ou peixe com legumes e arroz integral;

— Ao jantar: sumo de beterraba e uma sopa de legumes.

É uma dieta segura e eficaz?

De acordo com a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, esta dieta promove a perda de peso porque é hipocalórica. No entanto, não deixa de ser restritiva. Além disso, tem poucas refeições diárias, sendo difícil seguir o método durante períodos mais longos.

Também por isso pode ter alguns efeitos secundários, como cansaço, fadiga, alterações de humor e dores de cabeça.

“É importante referir que o peso perdido durante estes dias é à custa de água. Isto quer dizer que após a dieta, caso não haja cuidado, rapidamente se volta ao número inicial”, alerta à NiT.

Em vez da dieta, a especialista aconselha a inclusão deste alimento no dia a dia através de um batido detox, que pode ajudar na eliminação de líquidos, desde que incluído num plano variado e equilibrado. Ou seja, não é a ação isolada da beterraba que vai fazer com que emagreça, mas ela pode ser uma aliada quando conjugada com um estilo de vida saudável.

Para tirar proveito das suas vantagens, também pode utilizar este alimento em refeições principais, petiscos e sobremesas amigas da dieta — a saúde e a balança agradecem.

Carregue na galeria para conhecer algumas sugestões, desde húmus a bolo de beterraba.