NiTfm live

Alimentação Saudável

A deliciosa tartelete de batata doce que pode comer sem culpa

A sugestão da nutricionista Ana Bravo vai tornar-se a sua favorita. Tome nota de tudo o que vai precisar.
São pequenas maravilhas.

A batata doce é vista como um acompanhamento de prato principal, mas a sua utilização vai muito além disso. Este super alimento pode, por exemplo, ser incluído em sobremesas, permitindo criar alternativas amigas da dieta e da saúde.

A proposta da nutricionista Ana Bravo, autora do blogue “Nutrição com Coração”, são tarteletes de batata doce ou, se preferir, mini tartes. Independentemente do termo, uma coisa é certa: vai ficar surpreendido com o sabor desta receita.

Fica uma delícia.

Vai precisar de cinco ingredientes para a preparação, já que os restantes dois são opcionais, servindo para decorar. Tome nota.

Do que precisa

— 250 gramas de batata doce;
— 150 gramas de claras;
— Stevia (q.b.);
— Três colheres de sopa coco ralado;
— Curcuma (q.b.);
— Morangos (q.b.);
— Lascas de coco (q.b.).

Como se faz

Lave a batata doce, fure a casca com um garfo e leve a assar no forno, aquecido a 180 graus, durante cerca de 45 minutos. Deixe arrefecer, tire a casca e coloque numa liquidificadora juntamente com as claras. Bata bem, até obter uma mistura cremosa, e envolva o coco ralado e uma pitada de curcuma — se achar necessário, pode adoçar a gosto com stevia nesta fase. 

Leve ao forno, também a 180 graus, numa forma de silicone (ou untada com óleo de coco), durante cerca de 35 minutos. Para saber se está no ponto, pode fazer o teste o palito. Pode servir com morangos e lascas de coco, por exemplo.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas de sobremesas com batata doce, desta vez sugeridas por Ana S. Guerreiro, autora do blogue NiT “Mamã Paleo”.