Alimentação Saudável

A deliciosa receita de batatas que pode comer sem medo de engordar

A versão da nutricionista Ana Bravo prepara-se no forno e promete conquistar qualquer pessoa.
Vai querer provar.

Há poucas coisas mais viciantes do que batatas fritas e isso é um problema, sobretudo para quem está a tentar emagrecer. Mas nem tudo está perdido. As batatas podem fazer parte da alimentação nesta fase, desde que escolha a receita certa.

A proposta da nutricionista Ana Bravo para fugir aos fritos são as batatas aioli bio e natural preparadas no forno. “Fazem um brilharete”, garante à NiT a autora do blogue “Nutrição com Coração”.

São deliciosas.

Esta versão que pode comer sem medo de engordar, desde que não exagere na quantidade ingerida, é feita com oito ingredientes — um deles opcional. 

Do que precisa (para quatro pessoas)

— 500 gramas batatas;
— Uma colher de sopa de azeite;
— Tomilho (a gosto);
— Uma colher de chá de paprika;
— Um dente de alho grande (ou dois pequenos);
— 125 mililitros de azeite;
— Sumo de um limão;
— Pimenta de caiena (opcional).

Como se faz

Lave bem as batatas e coza inteiras, com a casca, durante cerca de 15 minutos. Programe o forno nos 190 graus. Em seguida, corte as batatas em gomos e utilize uma taça para envolvê-las com o azeite, o tomilho e a paprika. Disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno durante cerca de 20 minutos (ou até ficarem a gosto).

Entretanto, utilize um almofariz para esmagar o alho. Comece a adicionar o azeite gota a gota, de modo a obter logo uma consistência mais cremosa. Depois de envolver todo o azeite, tempere com sumo de limão e pimenta de caiena a gosto. Pode guardar no frio.

Carregue na galeria para descobrir receitas de chips saudáveis para fazer em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT