Alimentação Saudável

A baba de camelo saudável (e sem lacticínios) que vai querer provar já

A receita do blogue “Mamã Paleo” também não contém glúten na lista de ingredientes.
Fica uma delícia.

A baba de camelo é uma das sobremesas mais populares em Portugal, assim como das mais calóricas. O problema está, claro, na utilização de leite condensado. Mas há uma forma de comer este doce sem culpa — e é muito mais simples do que possa pensar.

A autora do blogue NiT “Mamã Paleo”, Ana S. Guerreiro, criou uma versão sem lacticínios e sem açúcar refinado. Além disso, não contém glúten. O leite condensado é substituído por uma versão caseira igualmente deliciosa.

O resultado final.

Fica deliciosa e, apesar de ter utilizado ingredientes alternativos, o sabor e a textura assemelham-se bastante aos da versão original”, garante. Mas, não se esqueça: apesar de ser uma proposta mais saudável, deve ser consumida com moderação.

Do que precisa

— 200 mililitros de leite condensado caseiro;
— Cinco ovos médios;
— Uma gota de essência de baunilha (opcional)
— Amêndoa torrada picada para decorar (opcional).
Para o leite condensado caseiro
— Sete colheres de sopa de creme de coco;
— Uma colher de chá de araruta ou polvilho doce;
— Uma colher de sopa bem cheia de pasta de tâmaras ou açúcar de coco.

Como se faz

Pode começar por preparar o leite condensado: misture bem os três ingredientes necessários, leve ao lume no mínimo e vá mexendo até obter a consistência desejada. Conserve no frio.

Depois, passe para a baba de camelo. Separe as gemas das claras. Batas as claras muito bem em castelo e reserve. Bata as gemas e junte ao leite condensado já frio. Misture muito bem e envolva nas claras.

Por fim, distribua por taças e leve ao frigorífico durante, pelo menos, duas horas antes de servir. Decore com a amêndoa picada na hora de servir.

Agora, carregue na galeria para descobrir mais nove coisas impensáveis que, afinal, pode comer sem culpa, desde Nutella a carbonara.

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