NiTfm live

Alimentação Saudável

9 pizzas que pode fazer em casa na quarentena — e comer sem culpa

Há receitas na frigideira que se preparam em cinco minutos e outras que têm de ir ao forno, mas são todas saudáveis.
Esta foi feita na frigideira.

Durante a quarentena, não vale a pena lutar contra o inevitável. Quer pizza? Vai comer pizza. Desde que, claro, seja feita em casa e com ingredientes saudáveis. Atenção: sem comprometer o sabor. Assim, satisfaz o desejo sem se irritar com a balança. A NiT tem nove receitas para partilhar.

Em vez de carnes processadas, como chouriço, bacon e pepperoni, privilegie os vegetais (pimento, rúcula, espinafres, tomate, cebola, cogumelos frescos, rebentos de soja, alcachofra) ou leguminosas (milho ou ervilhas).

O queijo jamais ficaria de fora, mas deve optar por versões menos calóricas e com menor teor de gordura — como queijo cabra magro, queijo fresco ou mozzarella light. Pode incluir fontes proteicas, caso do frango, ovo cozido ou escalfado. 

Não estrague esta receita por causa da base. Escolha uma versão com massa integral, de couve-flor, ovo, grão ou até feita de legumes.

Os preguiçosos podem começar com as versões na frigideira, que  se preparam em apenas cinco minutos. Não vamos mentir: não é propriamente a pizza a que está habituado. Ainda assim, é igualmente deliciosa e não se vai martirizar depois de a comer.

“A massa não fica crocante como uma pizza feita no forno, mas é uma opção rápida de fazer, saborosa e dá para toda a família”, diz à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

A lista inclui também receitas low carb, ou seja, baixas em hidratos carbono, que são feitas no forno. Há, ainda, versões sem farinha, glúten ou lacticínios. Uma das propostas de Ana S. Guerreiro, autora do blogue NiT “Mamã Paleo“, junta todas estas características. Existe mais uma opção que é vegan.

Já a nutricionista Maria Gama, autora de outro blogue NiT “Põe-te na Linha”, sugere uma pizza com cogumelos, queijo ralado, ovos, pimento e cebolinho. Portanto, fica provado que seguir uma dieta não é sinónimo de parar de comer os seus pratos favoritos. 

Carregue na galeria para conhecer as nove pizzas que pode fazer em casa na quarentena — e comer sem culpa.