Alimentação Saudável

9 frutas com poucos hidratos de carbono — e ideais para quem quer controlar o peso

Conheça a lista e veja se as suas peças favoritas estão incluídas nesta lista das nutricionistas.

De que a fruta pode e deve fazer parte de uma alimentação saudável ninguém tem dúvidas. Afinal, são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras. Mas, tal como em tudo, quando consumida em exagero, também pode não ser tão benéfica. Não se esqueça de que está a ingerir açúcar (natural) e hidratos de carbono.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é consumir entre três a cinco peças de fruta diariamente. Quando o objetivo é emagrecer, os especialistas reduzem o número a três peças, independentemente da hora do dia em que são consumidas.

Seja entre refeições, como snack, ou até antes dos pratos principais, não se esqueça de que será sempre uma melhor opção do que petiscar bolachas ou um pouco de pão. Depois das refeições? Aplica-se o mesmo princípio: entre uma sobremesa calórica e cheia de açúcar ou uma peça de fruta, a segunda opção é sempre a melhor.

Para quem quer perder peso ou apenas controlá-lo, há outro aspeto a ter em consideração: a escolha da fruta. Algumas têm um teor de hidratos de carbono elevado, por isso, e apesar de serem boas para a nossa saúde, em excesso podem contribuir para o aumento de peso”, diz à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

9 frutas com poucos hidratos de carbono — e ideais para quem quer controlar o peso

A especialista e autora do blogue “Manias de Uma Dietista” deu nove sugestões de frutas. Uma delas é da época e uma das mais consumidas durante os meses quentes: a melancia. Cada 100 gramas deste alimento significam 5,5 gramas deste macronutriente, por exemplo.

Bónus: “É uma fonte em vitaminas A e C, água e licopeno. Além disso, tem propriedades diuréticas e depurativas, sendo ideal para quem sofre de retenção de líquidos.”

Mas há outras frutas sugeridas que podem ser uma surpresa. Carregue na galeria para conhecer a lista completa.

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