NiTfm live

Alimentação Saudável

8 truques para acabar de vez com o vício do açúcar

Ele pode ser o maior culpado pelo facto do seu peso não parar de aumentar — mas nem tudo está perdido. A NiT tem uma solução simples.

Ai, ai, ai.

Se não resiste a uma fatia de bolo ou a um chocolate e não consegue parar de comer gomas até o pacote ficar vazio é porque, muito provavelmente, o seu corpo está viciado em açúcar. Não estamos a brincar. O açúcar causa dependência e quanto mais ingerimos mais vontade temos de continuar a fazê-lo.

Não pense apenas que é fraco, até porque não é bem assim. A verdade é que o açúcar provoca uma sensação de prazer e bem-estar que se apodera de nós, atuando de forma semelhante às drogas.

“Toda a gente sabe que o seu consumo excessivo tem consequências para a saúde, levando à obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardíacas e esteatose hepática”, alerta à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Ainda assim, continuamos a mantê-lo — mas nem tudo está perdido. A NiT tem um desafio: experimente eliminar o açúcar da sua dieta durante um mês. No final, o organismo não só se desabitua ao sabor doce, como ainda vai perder peso. Além disso, segundo a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, vai notar que a pele ficou mais bonita, sentir-se com mais energia, o colesterol irá baixar, bem como a pressão arterial. No fundo, vai tornar-se mais saudável.

Para ajudar, temos oito truques simples e eficazes que vão ajudá-lo a acabar de vez com este vício. Carregue na galeria para saber quais são.