NiTfm live

Alimentação Saudável

8 receitas low carb com limão para quem quer emagrecer

Desde pequenos-almoços a sobremesas, passando pelos pratos principais, temos várias sugestões para fazer em casa.
Vai precisar de lemon curd para muitas delas.

O limão tem 25 calorias por cada 100 gramas (sem casca), é rico em antioxidantes e vitamina C, e pode ser um verdadeiro aliado na digestão. Contudo, a razão pelo qual é tão famoso está relacionada com o processo de perda de peso, daí a água feita com este alimento continuar a ser a mais popular.

Algumas teorias indicam que o limão pode mesmo ajudar a emagrecer, uma vez que a fibra presente no alimento é uma fibra solúvel (pectina) que promove uma sensação de saciedade. Mas há mais.

“É uma fruta baixa em hidratos de carbono, podendo, por isso, ser um excelente aliado numa alimentação low carb”, sugere à NiT Ana S. Guerreiro, autora do blogue NiT “Mamã Paleo”.

A criadora da plataforma de alimentação paleo mais lida no País costumava ter muitas dores, enxaquecas horríveis, o corpo sempre inchado e dormia mal. Começou a seguir este conceito, perdeu mais de 20 quilos e mudou de vida. Chegou a pesar cerca de 93 — pode conhecer a história completa neste artigo. Atualmente, sente-se melhor do que nunca e o limão tem sido, entre muitos outros alimentos, um verdadeiro aliado.

“Além de dar um toque e sabor fantásticos em tudo, o limão é boa fonte de fibras, vitaminas (especialmente vitamina C) e minerais (fósforo, silício, cálcio e ferro)”, acrescenta.

Resultado: pode encontrar dezenas de receitas com este ingrediente no blogue de Ana S. Guerreiro que, recentemente, se juntou à comunidade de blogues NiT. O pudim de limão é uma das sugestões. Se preferir, pode experimentar um bolo com este alimento — é uma receita super fácil de fazer. Ambos são feitos sem glúten nem lacticínios. 

No total, recomendamos oito receitas baixas em hidratos de carbono com limão que, segundo a autora do “Mamã Paleo”, são ideais para quem quer perder peso. Mas, atenção: isso não significa que possa exagerar nas quantidades — moderação é o truque.

Carregue na galeria para tomar nota de todas as receitas, desde pequenos-almoços a sobremesas.