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Alimentação Saudável

8 frutas que deve evitar comer se quiser emagrecer (ou manter o peso)

Segundo a nutricionista Sónia Marcelo, a recomendação aplica-se a qualquer altura do dia.
Uma destas está na lista.

Ninguém tem dúvidas de que a fruta é um alimento saudável que deve fazer parte do nosso dia a dia. Aliás, a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de três a cinco peças. Porém, esta quantidade deve ser ajustada às necessidades de cada pessoa, assim como aos objetivos. Por exemplo, há opções que deve evitar comer se quiser emagrecer ou controlar o peso.

É importante ter noção de que a fruta possui imensos benefícios, já que é rica em vitaminas, minerais, fibras alimentares e compostos protetores que regulam o organismo. Mas — e há sempre um mas — é rica em açúcar (frutose).

“O seu consumo excessivo leva a uma subida da glicose sanguínea (açúcar no sangue) que aumenta a insulina, o que promove o armazenamento e acumulação de gordura. Além disso, pode aumentar o risco de diabetes mellitus tipo 2, problemas cardiovasculares, aumento dos triglicéridos e, ainda, aumento de peso”, explica à NiT a nutricionista Sónia Marcelo.

Então, devemos deixar de comer fruta?

Não. Não é nada disso. Se quiser emagrecer ou manter o peso, deve apenas ter mais atenção à quantidade e ao tipo de fruta que ingere, sendo que privilegiar opções de baixo índice glicémico é a melhor opção. Porquê? Porque promovem uma digestão mais lenta e libertam menos açúcar no sangue, o que quer dizer que não vão criar picos de glicémia.

“Apesar da importância deste índice, é fundamental ter em conta o índice glicémico e também a quantidade de hidratos de carbono presentes na porção do alimento consumido”, alerta a especialista.

Por exemplo, a melancia tem um elevado índice glicémico. Contudo, o facto de ter um baixo teor de açúcar faz com que a carga glicémica seja reduzida.

Mas, atenção: isto não significa que as frutas com esta característica devam ser excluídas da alimentação. Segundo a autora do blogue “Dicas de Uma Dietista“, o truque para quem quer emagrecer é privilegiar as frutas com baixo índice glicémico e consumir as restantes com mais moderação.

“O importante é variar na escolha das frutas e consumi-las inteiras, na sua forma natural e, sempre que seja possível, com casca. Moderação é a palavra-chave.”

Carregue na galeria para descobrir, então, as oito frutas com as quais deve ter mais cuidado se quiser emagrecer (ou manter o peso).