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Alimentação Saudável

8 dicas simples para emagrecer (ou controlar o peso) durante o inverno

Segundo a nutricionista Maria Gama, autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”, é muito mais fácil do que se julga.
Preparado? Vamos lá.

Chocolate quente, bolos acabados de sair do forno e fondues. Estas são apenas três das muitas coisas que nos sentimos mais tentados a comer no inverno. É por isso que muita gente diz que as baixas temperaturas, conjugadas com um sofá fofinho, uma manta e uma lista de séries, convidam a excessos.

Em termos fisiológicos, não há nada que indique que é mais provável aumentar o seu peso nos meses frios. Aliás, até se verifica o contrário, já que o corpo precisa de mais calor para se manter quente e o metabolismo acelera. Ou seja, o gasto calórico é superior.

Portanto, o frio apenas é culpado dos quilos a mais daqueles que optam por alimentos pouco saudáveis e que inventam desculpas no momento de sair de casa para ir treinar. Mas nem tudo está perdido. 

“Temos de contrariar este efeito com hábitos e opções saudáveis no nosso dia a dia. Há alguns truques simples que podem ajudar e evitar o aumento de peso no inverno”, diz à NiT a nutricionista Maria Gama, autora do blogue “Põe-te na Linha”.

Acredite ou não, até manter a cozinha limpa e organizada pode ajudar. Uma investigação publicada no jornal “Environment and Behavior”, em 2017, feita pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos, avaliou dois grupos de mulheres colocadas no mesmo sítio durante dez minutos, mas em situações diferentes.

Prepare-se para ficar surpreendido: um grupo estava num ambiente limpo e organizado; o outro estava perante mais sujidade e desarrumação. E, adivinhe: as participantes do segundo grupo comeram duas vezes mais alimentos e ingeriram, em média, 53 calorias a mais.

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