NiTfm live

Alimentação Saudável

7 vegetais improváveis que podem ser os culpados de andar com a barriga inchada

Afinal, não são assim tão inocentes. A NiT e a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo revelam tudo.
Desta é que não estava à espera, certo?

Há poucas sensações piores do que um botão das calças a soltar-se de repente quando nos sentamos, ou sermos obrigados a encolher a barriga depois do almoço para ela não sobressair naquela camisa ou vestido justo que adoramos. O desconforto causado pelo inchaço, sobretudo na zona abdominal, pode ser complicado de lidar — e influenciar bastante a autoestima.

Os alimentos com glúten e lactose, o açúcar refinado e os adoçantes artificiais são apenas alguns dos possíveis culpados — e os mais apontados. Mas não os únicos. Até os vegetais, que são alternativas saudáveis, podem contribuir para a barriga inchada.

“Este tipo de alimentos pode mesmo ter um lado menos positivo, neste caso provocar flatulência, desconforto e inchaço abdominal”, alerta à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Falamos, exatamente, de vegetais crucíferos — este nome deve-se ao facto de terem uma espécie de cruz na superfície, como é o caso dos brócolos. São alimentos que contêm nutrientes essenciais, como fibra, vitaminas C e K, ferro e potássio.

Os brócolos fazem parte da lista.

Mas também têm rafinose na sua composição. O que é isto? Como explica a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista”, trata-se de um hidrato de carbono formado por galactose, glicose e frutose, e é de difícil digestão, formando gases durante a fermentação no intestino grosso.

“Os alimentos que causam inchaço abdominal possuem substâncias que o organismo demora a digerir e, como consequência, formam gases que provocam desconforto”, conclui.

Isto não significa que deve colocar os vegetais de parte. Eles são fundamentais em qualquer alimentação saudável. Porém, se costuma sofrer deste problema, há uma solução. A recomendação da especialista é privilegiar o consumo de vegetais assados ou cozidos, já que são mais fáceis de digerir. Além disso, é aconselhável variar ao máximo o tipo de vegetais que come.

Carregue na galeria para descobrir, então, a lista de sete alimentos que podem ser os culpados de ter a barriga inchada todos os dias.