Alimentação Saudável

7 truques para ter menos comida no prato (sem passar fome)

Não tem de encher o prato para ficar satisfeito. A NiT e a nutricionista Maria Gama dão-lhe a fórmula mágica.

Tome nota de tudo e não se esqueça de nada.

Não se sinta culpado se sente, quase todas as refeições, que exagerou na dose.  Não é por acaso que a sabedoria popular inventou a frase “mais olhos do que barriga”. A verdade é que temos tendência a tirar mais do que aquilo que precisamos para ficar satisfeitos e o resultado reflete-se na balança. Porém, existem várias soluções e nenhuma requer passar fome.

“Existem vários truques que nos podem ajudar a diminuir a quantidade de comida no nosso prato e que, muitas vezes, nem nos apercebemos. Quando se fala em reduzir não quer dizer comer pouco, mas sim não comer em exagero”, diz à NiT a nutricionista Maria Gama, autora do blogue “Põe-te na Linha“.

Tome nota de sete truques para colocar esta lógica em prática.

1. Não salte refeições

Este truque não é novo, mas é um dos mais esquecidos. Se passar o dia a saltar refeições, irá ter muito mais fome ao almoço e jantar. Ou seja, vai acabar por comer mais do que precisa. Além disso, depois de um dia de trabalho, vai esta cheio de fome e o resultado é uma mistura de alimentos calóricos, ricos em açúcar e em gordura. E não é isso que o vai ajudar a emagrecer, não é?

2. Sopa sempre

“Antes das refeições tente comer sempre uma sopa de legumes, isso irá fazer com que diminua a quantidade de comida no prato principal. Além de estar cheia de vitaminas e minerais, ajuda a aumentar a saciedade”, aconselha a especialista.

Uma regra de ouro.

3. Esqueça o pão

Segundo Maria Gama, ninguém precisa de pão à refeição. Dizer que é para o namorado, marido ou para os filhos também não serve de desculpa. Estando na mesa, já sabemos que vai acabar por roubar um bocado e passar no molho. Evite isso.