Alimentação Saudável

7 truques para uma dieta eficaz (e realmente saudável)

São dicas simples mas que fazem a diferença. A NiT e a nutricionista Tatiana Cunha dizem-lhe quais são.

Vai ver como é fácil.

Existe a dieta dos sumos, do ovo, do guerreiro e até de emergência para noivas. A verdade é que estão sempre a surgir novas dietas e são várias as pessoas que as seguem, à procura de resultados rápidos e milagrosos. Em comum têm o facto de serem demasiado restritivas e uma manutenção mais complicada. Traduzindo, quando a dieta acaba desistimos e ganhamos os quilos perdidos (ou até mais).

Embora a palavra “dieta” remeta para comer de forma mais contida ou para uma relação com um contexto cultural específico, atualmente é vista apenas como uma forma de perder peso e conseguir o corpo perfeito num curto prazo de tempo.

“Muitas das dietas ditas da moda não são equilibradas do ponto de vista nutricional, revelando-se muito pouco eficazes a longo prazo, uma vez que não promovem a adoção de hábitos alimentares saudáveis”, conta à NiT Tatiana Cunha, nutricionista na cadeia de ginásios Holmes Place.

O pior é que a maioria das pessoas opta por seguir dietas sem o acompanhamento de especialistas e acabam por correr riscos desnecessários.

Quais são os principais riscos de uma dieta?

De acordo com a nutricionista, as carências nutricionais são imensas, já que acabamos por restringir o consumo de nutrientes essenciais para o organismo. Em casos graves, isso pode provocar cansaço, queda de cabelo, insónias, desidratação e até a alteração do ritmo cardíaco.

Como os resultados costumam ser temporários, os erros alimentares acabam por não ser verdadeiramente corrigidos. Além disso, neste tipo de dietas, conhecidas como as ioiô, a perda de peso inicial é bastante mas depois há uma certa estagnação — e isso pode ser desmotivante.

“Com a sobrevalorização das restrições alimentares, onde o ato de comer se torna muito mais do que uma forma de nutrir o corpo e passa a ser um refúgio emocional, há mais probabilidade de compulsão alimentar e, consequentemente, sentimento de culpa. Por isso, podem acontecer distúrbios alimentares, como a bulimia ou a anorexia nervosa”, explica.

A boa notícia é que existe uma fórmula secreta para viver de forma equilibrada e saudável, em que é possível perder peso e gordura corporal mas também desenvolver a capacidade de conseguir manter isso durante mais tempo. Mas atenção: o acompanhamento de um especialista é essencial.

Para ajudar, a NiT e a nutricionista Tatiana Cunha criaram uma lista com sete truques para garantir o resultado da dieta. Carregue na imagem e veja quais são.

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