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Alimentação Saudável

7 refeições saudáveis para comer antes de estragar tudo na Passagem de Ano

O ideal seria manter uma boa alimentação, mesmo nos dias de festa, mas se não conseguir fazê-lo, siga o método da NiT.
Esta é uma delas.

As últimas duas semanas do ano são verdadeiros desafios à dieta e a quem apenas tenta manter uma alimentação saudável. Afinal, é quase impossível resistir às rabanadas, sonhos, arroz doce e bolo-rei que estão durante vários dias em cima da mesa. Vá, e aos bombons Ferrero Rocher, Mon Chéri, Raffaello e todos os outros, não esquecendo os chocolates Pai Natal. Resumindo: é uma (deliciosa) desgraça.

Embora não seja a solução para todos os males, há um truque que pode colocar em prática entre o Natal e a noite de Passagem de Ano: fazer apenas refeições equilibradas, tentando fugir aos doces, pelo menos, temporariamente.

No total, a NiT sugere sete refeições principais para comer desde o almoço de sábado, 28 de dezembro, até ao almoço de dia 31 — a partir daí, a decisão é sua. Calma, não tem ignorar todas as gordices, mas também não deve comer apenas porque está à sua frente. Faça escolhas e seja moderado.

Acredite ou não, ainda que não se aperceba, realizar apenas refeições saudáveis nos dias anteriores vai influenciá-lo a fazer escolhas mais equilibradas na última noite do ano.

Todas as receitas que selecionámos são da autora do blogue NiT “Mamã Paleo”, Ana S. Guerreiro. Vai encontrar pratos — muitos deles permitem utilizar as sobras do Natal — deliciosos, equilibrados, baixos em hidratos de carbono e que vão ajudá-lo no processo de perda de peso.

“É importante perceber que conseguirmos regular o peso e/ou tornarmo-nos mais saudáveis não é nem tem de ser sinónimo de sacrifício, passar fome ou provar comida sem sabor”, alerta.

Ana S. Guerreiro tinha excesso de peso e conseguiu perder mais de 20 quilos ao seguir uma alimentação paleo e low carb, na qual se inserem estes pratos — pode conhecer a história neste artigo

Mas, não se esqueça: aquilo que come nas restantes refeições, como o pequeno-almoço e lanche, são igualmente importantes. 

Desde cogumelos recheados a empadão de atum, passando pelo souflé de bacalhau e pelos croquetes de peru, carregue na galeria para tomar nota de todas as receitas.