Alimentação Saudável

7 refeições principais saudáveis (e deliciosas) para levar para o trabalho

Está enganado se pensa que são só saladas. Há receitas de massa, frittata e até uma omelete recheada.
Tem um aspeto incrível.

Todos os dias surgem novas receitas que provam que manter uma alimentação saudável e equilibrada não significa comer pratos sem cor ou sabor — e muito menos limitar as opções aos cozidos e grelhados. Caso haja dúvidas, a NiT partilha as propostas de três nutricionistas para comer ao almoço, de segunda-feira a domingo.

Engane-se se pensa que são apenas saladas. Há apenas uma e promete converter até os mais cépticos. É uma versão de maçã espiralizada com queijo de cabra e nozes pecan.

“Está pronta em menos de dez minutos. É refrescante e está carregada de vitaminas, minerais e fibra. Se quisermos aumentar a quantidade de proteína, basta adicionar frango cozido e desfiado”, diz à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Já Maria Gama gosta de simplificar, mas também de reinventar os pratos mais típicos. É por isso que sugere pastéis de bacalhau numa travessa, cortados aos quadrados. Vai precisar de oito ingredientes para replicar esta versão.

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PASTÉIS DE BACALHAU (EN)QUADRADOS! A melhor invenção de sempre 🤗 'Oh Maria, não vou fazer pastéis de bacalhau que dá imenso trabalho! Não dá não 🤣 Fazem a receita dos pastéis, põem num pirex, levam ao forno, cortam e está feito!' Mas como é que não me lembrei disso antes?! 😏 Não sei porquê mas algo me diz que vão experimentar desse lado! Já pensaram bem no trabalho que poupam e no prazer que têm?! 🤣 Sou vossa amiga, deixo já a receita 👇 – Bacalhau desfiado (1,6Kg) – utilizei bacalhau desfiado da @brasmar_passionforseafood – Farinha de aveia (15 colheres de sopa) – Grão cozido (200g) – Azeite (4 colheres de sopa) – Cebolas (3 pequenas) – Dentes de alho (6) – Ovos (4) – Salsa q.b Modo de preparação e confeção: – Pré-aqueça o forno a 200ºC – Comece por refogar o bacalhau num tacho com o azeite, as cebolas e o alho (o bacalhau já vem cozido, podem deixá-lo a descongelar antes). Reserve uma tigela grande. – Bata os ovos e misture ao preparado anterior, bem como a farinha. – Triture o grão num processador de alimentos e depois misture ao preparado. – Por fim, pique a salsa e misture. – Coloque tudo num pirex, regue com um fio de azeite e leve ao forno cerca de 20 minutos a 180⁰C, até ficar douradinho! Que tal esta ideia?! Estão tão fãs como eu?! 👌

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“Faz a receita dos pastéis, põe num pirex, leva ao forno, corta e está feito. Para quem diz que demora muito tempo a fazer, esta é a melhor invenção de sempre”, garante a especialista.

Entre as refeições está também uma bolonhesa de abóbora caramelizada com carne picada e massa fresca, sugerida pela nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida.

“A primeira coisa que fiz foi abrir a abóbora, cortando-a ao meio e retirando as sementes. Se tiver paciência, retire as sementes da polpa e coloque-as no forno a tostar também, ficam fantásticas polvilhadas na sopa”, revela.

Há mais propostas na lista e todas elas podem ser almoços saudáveis e deliciosos para levar para o trabalho. Há quem prepare tudo ao fim de semana para não ter de se preocupar com as refeições durante a semana — é um truque bastante eficaz e que permite descansar durante mais tempo.

Carregue na galeria para tomar nota das sete refeições principais que vai querer experimentar.

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