NiTfm live

Alimentação Saudável

7 receitas de sopa ideais para quem está a tentar emagrecer

São opções detox baixas em calorias e de fácil digestão. Conheça as sugestões da nutricionista Lillian Barros.
Podem ser belas ajudas.

O conceito de souping não é novo mas continua a ser um método de eleição para desintoxicar o organismo e perder peso. Estamos a falar do consumo de sopas com combinações que, embora pareçam pouco prováveis à primeira vista, ficam deliciosas, são saciantes e trazem vários benefícios para a saúde.

“Nem todas as sopas são iguais — é uma verdade — e, por vezes, encontramos receitas que constituem assustadoras bombas disfarçadas. Contudo, se soubermos combinar bem os ingredientes podemos encontrar um verdadeiro oásis nutricional”, garante a nutricionista Lillian Barros, autora do blogue NiT “Santa Melancia”.

Entre os benefícios das sopas detox que estão na base do souping, destaca-se a elevada concentração de nutrientes, como vitaminas e minerais, e o baixo conteúdo calórico. A especialista destaca ainda a presença de substâncias protetoras para o nosso organismo.

Mas há mais coisas que deve saber sobre este prato. O seu teor de fibra ajuda a regularizar o funcionamento dos intestinos e a manter a sensação de saciedade; e o facto de ser rica em água contribui para uma melhor hidratação e ajuda a manter o funcionamento eficiente dos rins.

“Também é baixa em calorias e dispensa a adição de grandes quantidades de gorduras. Além disso, a cozedura dos ingredientes em água amolece e hidrata a fibra vegetal, facilitando a sua digestão”, acrescenta Lillian Barros.

Agora vamos àquilo que estava à espera de ler: é útil para quem quer perder peso. De acordo com a nutricionista, “quando utilizada como entrada ou no início da refeição, diminui o apetite para o segundo prato — normalmente mais rico em calorias”.

As sopas detox também fornecem uma quantidade modesta de hidratos de carbono de absorção lenta e são uma opção económica, prática e rápida de fazer. Mais um ponto positivo: podem ser preparadas com antecedência, armazenadas e aquecidas na hora de consumir.

Agora que já conhece todos os benefícios destas sopas, carregue na galeria para conhecer sete receitas da nutricionista Lillian Barros para experimentar em casa.