NiTfm live

Alimentação Saudável

7 receitas de refeições vegan para comer de segunda a domingo

Migas de couves, lasanha vegan e caril de vegetais são algumas das sugestões do livro "Cozinhar Compaixão".

Cada uma melhor do que a outra.

As maiores dificuldades quando se pensa em seguir uma alimentação vegan são a escolha dos produtos, a sua aplicação na cozinha e a preparação dos pratos. Por isso, quatro professoras portuguesas decidiram juntar-se e criar o livro “Cozinhar Compaixão” (16,90€), que chegou às livrarias em outubro.

Mas, afinal, o que é isto de ser vegan? O veganismo não é apenas um padrão alimentar, mas sim uma filosofia de vida. Uma pessoa que segue uma alimentação vegan não exclui apenas os produtos de origem animal da alimentação. Eles também desaparecem daquilo que se veste e calça, bem como dos produtos de beleza. Resumido: ser vegan significa ser contra qualquer atividade que envolva o sofrimento animal.

Depois de tirada esta dúvida, deve estar a perguntar-se: “Então, o que é que eu posso comer?”. No livro, as quatro professoras — Maria João Lima, Cristina Nunes, Maria Beatriz Vaudano e Ana Cristina Marques — sugerem sopas, como a de feijão e o creme de cogumelos, e entradas, desde rolinhos crocantes de arroz a tiborna de tomate.

O livro da editora Guerra & Paz também ensina a fazer sobremesas como bolo de banana, mousse de chocolate vegan, outra de framboesas e arroz doce.

Não nos esquecemos das refeições principais. Normalmente, esta é parte mais difícil. Ou seja, variar e, acima de tudo, conseguir pôr no prato as quantidades necessárias de proteína e hidratos de carbono no prato. Algumas das sugestões no “Cozinhar Compaixão” são migas de couve, lasanha vegan e caril de vegetais.

Porém, as quatro professoras acreditam que os ingredientes mais importantes em qualquer uma destas receitas são “a compaixão e a empatia”. As autoras querem agora alargar esta ideia a todas as escolas portuguesas e expandir a iniciativa por todo o País. 

Para começar (ou continuar) a sua jornada do mundo vegan, a NiT tem sete receitas de refeições principais do livro para partilhar. Carregue na galeria para tomar nota.