NiTfm live

Alimentação Saudável

7 dicas de alimentação que vão ajudá-lo a perder peso até ao final do ano

A nutricionista Sónia Marcelo diz-lhe tudo aquilo que pode começar a fazer já. Não desespere: é simples.
Não é nenhuma dieta restritiva.

Está quase a fazer um ano que colocou, entre as suas resoluções de Ano Novo, perder o excesso de peso. Se ficou à espera de um milagre e não fez nada por isso, não é demasiado tarde. Há sete dicas simples de alimentação que pode colocar em prática para atingir o objetivo — ou parte dele — até ao final de dezembro.

Segundo a nutricionista Sónia Marcelo, o primeiro passo é comprometer-se a fazer um esforço e a alterar hábitos para a vida toda e não apenas durante dois meses. Caso contrário, mesmo que haja uma perda de peso significativa, é bastante provável que recupere tudo ou até mais ao fim de algum tempo.

Outro truque fácil de aplicar é garantir que leva sempre uma lista do que precisa para o supermercado e que come antes das compras. É que ir para estes sítios com fome, quando o nosso cérebro está a dar o alerta de que precisa de combustível (isto é, comida), é um dos maiores erros — seja para emagrecer ou manter o peso.

Antes de revelarmos as sete dicas de alimentação, há outras duas coisas que deve ter em conta. Uma delas está relacionada com o sono que, acredite ou não, pode afetar os resultados desejados.

“Cada um tem o seu ritmo de sono, mas poucas horas de descanso aumentam o apetite por alimentos menos saudáveis. É essencial dormir, pelo menos, seis a oito horas”, diz à NiT a também autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”.

É igualmente importante praticar exercício físico. A alimentação faz 80 por cento do trabalho, mas este tópico entra nos restantes 20.  “Estar ativo mantém os níveis de açúcar sanguíneos estáveis ao longo do dia, favorece o humor e diminui os níveis de ansiedade.”

Carregue na galeria para descobrir, então, o que pode fazer para perder o excesso de peso até ao final do ano — sem seguir uma dieta restritiva.