Alimentação Saudável

7 combinações de alimentos que pode (e deve) fazer pela sua saúde

Algumas tornam a absorção dos nutrientes mais rápida, outras deixam-nos saciados durante mais tempo e, muito importante, são saudáveis.

Ora essa. Não tem de agradecer.

Quantas vezes tomate regado com azeite foi a escolha para o jantar? Provavelmente, por causa de quatro situações específicas: 1. Não tinha vontade nenhuma de cozinhar; 2. Esqueceu-se de ir às compras e não havia mais nada; 3. Tinha acabado de comer sopa; 4. A junção das três anteriores.

Se o faz várias vezes, temos boas notícias: a combinação destes dois alimentos é mais benéfica do que pensa. Porquê? “Porque alguns alimentos complementam-se e ajudam o organismo a absorver melhor os nutrientes de outros alimentos”, explica à NiT Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

No caso do tomate e do azeite, que é uma combinação popular, pode mesmo melhorar o sistema imunitário e ajudar a reduzir inflamações. Por outro lado, segundo a nutricionista, existem alimentos que nunca devem ser combinados porque podem interferir nessa absorção.

Comer um iogurte como sobremesa pode não ser assim tão vantajoso, já que o cálcio diminui a absorção do ferro. “Misturar queijo nos espinafres também não é uma boa ideia, visto que os espinafres são ricos em oxalatos — uma substância que impede que o organismo absorva cálcio corretamente”, alerta.

Carregue na imagem e descubra sete combinações de alimentos que pode (e deve) fazer pela sua saúde.

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