Alimentação Saudável

7 coisas que pode comer antes de ir dormir (sem medo de engordar)

São alimentos que já tem em casa mas, provavelmente, não tem o hábito de consumir à noite.
O ovo cozido faz parte da lista.

“Quando temos fome à noite, temos de comer. Aquela velha questão de ir para a cama cheios de fome, sem comer nada, não faz sentido — até porque é um sofrimento. E quando associamos ter uma alimentação saudável ou perder peso a algo que nos faz sofrer, não terá bom resultado”, alerta a nutricionista Maria Gama.

Porém, isto não significa ir à despensa ou ao frigorífico e comer a primeira coisa que aparecer. Primeiro, deve perceber se se trata mesmo de fome ou apenas vontade de comer. Ou refletir se realmente jantou bem.

“Deixar de jantar ou optar apenas por um prato de sopa e uma peça de fruta ou uma gelatina (como se ouve muitas vezes), e depois andar a comer bolachas ou torradas antes de ir para a cama, não é de todo o mais adequado”, diz a também autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”.

Se jantar pelas 20 horas e se deitar à meia-noite, pode acontecer ter fome e não terá mal nenhum fazer um pequeno snack para ficar mais confortável Já fazer a refeição às 20 horas e querer comer uma hora depois, não será fome.

Como explica a especialista, neste último caso, é mesmo importante perceber a razão a falta de saciedade. Possivelmente, “jantou qualquer coisa”, como, garante, acontece na maioria dos casos.

“Apesar de existirem alimentos mais interessantes, se abusarmos, não é por isso que mantemos o peso”

“Normalmente, tenho fome antes de ir para a cama, e muitas vezes também tenho vontade de comer, principalmente nos dias em que foi um dia intenso de trabalho ou passei algumas horas sem comer. Já me conheço bem e se passar a tarde toda no consultório sem intervalos, e sem lanchar em condições, saio de lá esfomeada e com vontade de comer este mundo e o outro. Sim, a mim também me acontece”, revela Maria Gama.

Quando quiser comer antes de ir dormir, as escolhas vão ditar se controla o peso ou, por outro lado, está a contribuir para o aumento do número que aparece na balança. Deve evitar bolachas ricas em açúcar, folhados, bolos, batatas fritas, doces e sobremesas — o que muita gente opta, de acordo com a nutricionista, que diz que são alimentos que se devem evitar em qualquer momento do dia.

Mas, atenção: escolher algo mais saudável também não significa comer nas quantidades que lhe apetece. Se for em exagero, o risco de engordar mantém-se.

“Apesar de existirem alimentos mais interessantes, se abusarmos, não é por isso que mantemos o peso”, alerta.

Carregue na galeria para conhecer sete opções mais nutritivas sugeridas pela especialista.

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