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Alimentação Saudável

7 coisas que deve fazer ao pequeno-almoço para emagrecer — ou controlar o peso

São pequenos hábitos que pode adotar e que vão fazer toda a diferença na saúde e na balança.
Comece a tomar nota.

“Pequeno-almoço de rei, almoço de príncipe e jantar de pobre” — se nunca deu muita atenção a esta popular frase, está na hora de fazê-lo. É esta lógica que tem de seguir para conseguir perder peso ou mantê-lo. E, adivinhe, normalmente, os erros começam logo pela manhã. Resultado: não emagrece e — pior ainda — até pode aumentar de peso.

Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, a primeira refeição do dia é a mais importante. É aqui que se quebra o jejum noturno, durante o qual o nosso corpo precisou de utilizar as reservas para obter energia e desempenhar as funções básicas. É que durante o sono o nosso metabolismo diminui em cerca de 15 por cento e atinge o mínimo pela manhã.

Além disso, pode influenciar e muito se consegue perder peso ou não. Agora, prepare-se: a hora a que decide tomar o pequeno-almoço também pode ter impacto.

“Para a maioria, o ideal é tomar o pequeno-almoço cerca de uma a duas horas depois de acordar. Porém, isto não é válido para todas as pessoas, como é o caso de quem sofre de diabetes, que pode beneficiar ao tomar o pequeno-almoço cerca de 30 minutos depois de acordar, ou pessoas que vão treinar logo de manhã”, revela à NiT a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Agora, vamos para o segundo problema: aquilo que costuma fazer ao pequeno-almoço. Um dos erros mais comuns — e também o mais grave — é não tomar o pequeno-almoço. É que isso aumenta a probabilidade de fazer escolhas pouco saudáveis nas refeições seguintes, assim como de comer em excesso. Já para não falar da falta de energia que poderá sentir.

Por outro lado, é muito importante ter atenção ao que coloca no prato, bem como à forma como está a comer. É que tudo pode influenciar os números na balança, assim como a sua saúde.

Carregue na galeria para descobrir sete coisas que deve fazer sempre ao pequeno-almoço para emagrecer (ou controlar o peso).