Alimentação Saudável

7 alimentos que qualquer mãe deve comer durante a amamentação

Sabia que a aveia aumenta a produção de leite materno? A nutricionista Bárbara de Almeida Araújo explica-lhe tudo.

A aveia é rica em ferro, fibra e proteína.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que os bebés sejam amamentados (sem recurso a outras fontes de alimentação) até aos seis meses de idade, podendo prolongar-se até aos dois anos como complemento. O motivo é simples: “O leite materno contém todos os nutrientes que o bebé precisa e ainda fortalece o sistema imunitário”, conta à NiT Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de uma Dietista“.

Este período é, sobretudo, desgastante para as mães. Por isso, é importante manter uma alimentação adequada para repor as energias e garantir que a produção de leite está a correr bem. Segundo a especialista, as mães devem ingerir mais 500 calorias por dia, além das 2000. Contudo, mais importante do que a quantidade é a escolha dos alimentos.

“Uma alimentação saudável, variada, rica em proteína, hidratos de carbono de absorção lenta, vitaminas e minerais é fundamental.” É importante que também não se esqueça de beber, pelo menos, 1,5 litros de água por dia.

Em termos de alimentos essenciais, os frutos e os legumes frescos (de preferência da época), os cereais integrais, as sementes, as oleginosas, o peixe e as carnes de aves devem estar sempre presentes.

Por exemplo, sabia que a aveia aumenta a produção de leite materno? Há outros alimentos específicos que ajudam a manter a saciedade e até há um que tem propriedades que podem prevenir a depressão pós-parto.

Carregue na imagem e tome nota dos sete alimentos que qualquer mãe devia comer durante a amamentação, segundo Bárbara de Almeida Araújo.

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