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Alimentação Saudável

6 truques para deixar de comer açúcar (e conseguir emagrecer)

Spoiler: nenhum deles implica deixar de comer doces. A nutricionista Bárbara de Almeida Araújo revela tudo.
Vai ser muito mais fácil do que pensa.

Está na altura de virar costas aos chocolates, aos pacotes de batatas fritas, às bolachas e a todos aqueles produtos que sabem bem, mas — e há sempre um mas — estão carregados de açúcar. Até os produtos salgados. Na verdade, ele está por todo o lado e é considerado o grande vilão do século XXI. Além de dificultar o processo de perda de peso, é mau para a saúde no geral.

Para fugir a isso, deve comer alimentos naturais. “Privilegie o consumo de frutas e legumes, uma vez que contêm todos os nutrientes que precisa, incluindo açúcar (mas o açúcar natural)”, recomenda à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Caso contrário, a sua alimentação vai resumir-se a isto: quanto mais açúcar ingere, mais vontade tem de comer. A explicação é simples: de acordo com a especialista, estes alimentos açucarados provocam-nos uma sensação de prazer e bem-estar.

Agora, as boas notícias. É possível ver-se livre deste vício com esforço. E não vai ter de fazer mudanças drásticas. Uma dica simples (e eficaz) para deixar de ingerir açúcar é fazer exercício. Ajuda a acelerar o metabolismo e a controlar os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, diminui a vontade de comer açúcar. Além disso, quando nos sentimos bem com o nosso corpo, acabamos por fazer escolhas alimentares mais saudáveis.

Dormir, pelo menos, oito horas é igualmente importante. Na verdade, “dormir poucas horas também aumenta os níveis de grelina — a hormona da fome — e diminui os níveis de leptina, a hormona que informa o hipotálamo que estamos saciados”. E quando estamos com fome, temos tendência para fazer escolhas menos saudáveis. Por isso, é melhor tentar dormir mais.

Pode aplicar, ainda, estes seis truques para deixar de comer açúcar de vez.

1. Comer várias vezes ao dia

Parece simples, mas raramente pomos este truque em prática. Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, “comer várias vezes vai ajudar a manter os níveis de açúcar estáveis ao longo do dia, evitando que tenhamos fome e, consequentemente, vontade de comer alimentos menos saudáveis”. Portanto, deve optar por comer proteína e gordura saudável entre refeições — estes dois nutrientes vão ajudá-lo a manter-se saciado. As lentilhas e a quinoa são alguns dos alimentos que deve privilegiar.

2. Optar por alimentos naturalmente doces

Em vez de andar a sofrer por açúcar, pode comprar alimentos naturalmente doces. As tâmaras, a batata doce, as passas ou os figos são boas alternativas. Além de conterem açúcar natural, “são ricos em vitaminas, minerais e fibras e ajudam a manter-nos saciados”.

3. Consumir alimentos ricos em crómio

A razão é simples: “vão ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a vontade de comer açúcar e alimentos açucarados”, segundo a nutricionista. Por isso, tenha sempre frutos secos, carne, levedura de cerveja, cereais integrais, aveia e alguns vegetais como brócolos e feijão verde na lista de compras semanal.

4. Escolher alimentos ricos em triptofano

A banana, os ovos, as carnes brancas e o peixe são alimentos ricos em triptofano, um aminoácido percursor de serotonina, que ajuda a melhorar o humor e causa uma sensação de prazer e bem estar. “A carência deste aminoácido está relacionada com a vontade de comer doces, por isso assegure-se que está a ingeri-lo”, alerta à NiT a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

5. Não se esquecer dos alimentos ricos em magnésio

Se não consegue passar sem comer um doce, provavelmente, deve ter os níveis de magnésio baixos. Isto quer dizer que é super importante incluir banana, sementes de abóbora, espinafres, sementes de sésamo e quinoa na alimentação diária.

6. Manter-se hidratado

Sabia que muitas vezes confundimos a fome com a sede? Não, não estamos a brincar. Portanto, da próxima vez que sentir vontade de comer e for diretamente ao frigorífico buscar um doce ou procurar bolachas de chocolate na despensa, lembre-se de beber primeiro um copo de água e aguardar alguns minutos.

Quando estiver a desesperar por um doce, pode sempre preparar uma sobremesa sem açúcar que não comprometa a dieta e a saúde. Carregue na galeria para tomar nota de 18 alternativas deliciosas, desde bolo de banana e maçã e bolinhas de cacau a brownies e tarte merengada.