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Alimentação Saudável

6 benefícios do limão que pode não saber (e que vão mudar a sua vida)

Este alimento é muito mais do que um aliado na perda de peso. É uma pequena bomba saudável.
Faz maravilhas.

Tem 25 calorias por 100 gramas (sem casca) e propriedades que fazem dele um aliado incrível na saúde. Estamos a falar, claro, do popular limão. Especialmente conhecido pela sua ação no processo de perda de peso, este alimento tem muitos outros benefícios que talvez desconhece — e que podem mudar a sua vida.

“O limão é um alimento muito versátil, que apresenta propriedades benéficas para a saúde. É pobre em calorias e açúcares e rico em vitaminas e minerais”, diz a nutricionista Mariana Abecasis, autora do blogue NiT em nome próprio.

Segundo a especialista, apesar de não ser muito consumido como fruta ao natural, pode ser usado como tempero, em bebidas, como aromatizante e em sobremesas.

Seis razões para incluir limão na dieta

1. É um potente auxiliar do sistema imunitário. “Pela sua riqueza em vitamina C, a polpa e o sumo do limão ajudam na prevenção das gripes e constipações e fortalece o sistema imunitário”, revela a nutricionista.

2. Também é útil no funcionamento do intestino. A NiT explica-lhe: como é um alimento rico em fibra solúvel, quando diluído em água — sobretudo se estiver morna —, ajuda a ativar o intestino.

3. Trata-se de um aliado na aparência da pele e prevenção do envelhecimento precoce. De acordo com a especialista, sendo rico em vitamina C, vitamina A e antioxidantes naturais, o limão ajuda a nutrir a pele e a prevenir o envelhecimento precoce.

4. Ajuda na retenção de líquidos. “Em rodelas ou em sumo, quando adicionado à água o limão tem uma ação diurética, ajudando na retenção de líquidos”, garante à NiT.

5. Pode ajudar a equilibrar o pH do sangue. O limão é rico em ácido cítrico, um ácido natural que tem o poder de alcalinizar o corpo. Desta forma, apesar de ser uma fruta ácida, favorece o equilíbrio do pH do corpo humano, tornando-o mais alcalino — a condição ideal para que, segundo Mariana Abecasis, ocorram os processos metabólicos de forma mais equilibrada e fisiológica.

6. Favorece a digestão. Como já foi mencionado, o limão tem um efeito alcalinizante no organismo. Assim, em vez de lesar e agravar a acidez do estômago, contraria este processo e ajuda em caso de más digestões, azia e problemas gástricos. Não se esqueça disto.

“Por todas estas propriedades, podemos considerar que o limão é benéfico para a saúde.” Afinal, tem uma ação alcalinizante, hidratante e mineralizante — condições que serão mais constantes à medida que o seu consumo for mais frequente for o seu consumo. É também talvez por isso que o limão surge, tantas vezes, na composição dos planos detox.

No dia a dia, o sumo de limão puro pode ser usado como tempero para carne e peixe, bem como conservante a antioxidante para juntar à salada de fruta ou legumes expostos ao ar.

A especialista sugere também o copo de água morna com limão em jejum, a água aromatizada (com rodelas de limão, rodelas de pepino, pau de canela, gengibre e hortelã) e a infusão de limão (água fervida com casca de limão).

Carregue na galeria para conhecer oito receitas low carb, agora sugeridas por Ana S. Guerreiro, autora do blogue NiT “Mamã Paleo”, em que pode incluir limão — desde pudim e cheesecake a panquecas e espetadas.