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Alimentação Saudável

6 alimentos que tem em casa e que ajudam a controlar o apetite

Há também alguns truques simples que pode seguir para não comer mais do que devia.
Aveia é um deles.

Há alimentos que saciam mais do que outros. É, por isso, importante incluí-los na sua dieta para controlar a fome e, consequentemente, o peso. Além disso, há alguns truques simples que pode seguir para não comer mais do que devia.

Um deles é beber água antes das refeições. Se for durante, ela dilata o estômago e provoca a sensação de inchaço abdominal. “Essa dilatação diminui a sensação de saciedade e faz com que coma mais”, explica a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista”, à NiT.

Por isso, deve beber líquidos (de preferência água) até 20 minutos antes das refeições. Mas é muito importante que o faça nesses intervalos, já que hidrata, sacia e não possui calorias, ajudando ainda a acelerar o metabolismo e o bom funcionamento intestinal. A recomendação geral é beber 1,5 a dois litros de água por dia.

Em relação aos alimentos, é importante saber que os “que contêm mais proteína e/ou fibra são mais saciantes do que aqueles que contêm mais gordura e/ou açúcar e pouca fibra”, refere Bárbara.

Além disso, consumir alimentos ricos em fibra ainda ajuda a regular a glicémia e o trânsito intestinal, reduzir o colesterol e melhorar a sensibilidade à insulina. “No que diz respeito ao metabolismo, o consumo de alimentos ricos em fibra pode aumentar o metabolismo em repouso conduzindo a uma perda de até mais 100 calorias por dia, quando comparado com uma dieta que apenas inclua alimentos refinados”, conta a nutricionista.

Carregue na galeria e conheça os seis alimentos que tem em casa e que ajudam a controlar o apetite.