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Alimentação Saudável

6 alimentos perfeitos para combater gripes e infeções respiratórias

Descubra o que deve ter sempre por casa durante o inverno para ter um sistema imunitário forte. As sugestões são de Helena Real, nutricionista da Associação Portuguesa dos Nutricionistas. 

O mel é anti-inflamatório e anti-bacteriano. Um must-have para proteger-se contra as gripes.

Com o inverno chegam o frio, as gripes, a febre e as constipações. Os medicamentos ajudam-nos a superar isto, mas não há nada melhor do que prevenção. A melhor forma de prepararmos o nosso corpo é fortalecendo o sistema imunitário, o escudo protetor do organismo. 

A alimentação é uma das componentes mais importantes para garantirmos um corpo forte e capaz de responder, rápida e eficazmente, a estas invasões. Devemos, assim, apostar numa dieta variada e que contemple vários nutrientes.

Helena Real, nutricionista da Associação Portuguesa dos Nutricionista, defende esta ideia. “A alimentação deve ser completa, variada, diversificada e em conformidade com os princípios da Roda da Alimentação Mediterrânica, com alimentos que ajudem o sistema imunitário a proteger o corpo contra as infeções respiratórias que ocorrem nestes meses mais frios”, explica.

Adianta ainda que é importante reforçar a “higienização das mãos” e a “prática de exercício físico”. Porém, reforça a ideia de que a alimentação deve ser ultra cuidada. Por isso mesmo, indicou à NiT os seis alimentos que não devem faltar em casa no Inverno. Nutricionalmente, fornecem-nos as armas para conseguirmos afastar e combater com maior eficácia as doenças típicas do inverno.

Para conhecer as sugestões de Helena Real, carregue na imagem.