Alimentação Saudável

5 truques para perder os quilos que ganhou durante o confinamento

São simples de aplicar e vão fazer toda a diferença no peso e bem-estar.
Pode tomar nota.

Os últimos meses foram de várias mudanças para quase toda a gente e isso traz, muitas das vezes, uma carga enorme de stress. Para muita gente, o refúgio está na comida e a compulsão alimentar torna-se rotina, contribuindo para o aumento de peso. Tenha sido este o seu cenário ou outro, acabando por ganhar quilos extra, há forma de recuperar.

Atenção: não implica deixar de comer ou fazer dietas restritivas. Há pequenos hábitos que deve garantir que cumpre diariamente e, quando der por isso, já alcançou o peso normal — ou até mais —, garante a nutricionista Sónia Marcelo.

Um deles é algo tão simples como comer mais devagar. “Desde o momento em que o estômago está cheio até à sensação de saciedade chegar ao cérebro é necessário um período mínimo de 20 minutos. Portanto, se a refeição demorar menos que este tempo acabamos por ingerir mais alimentos”, revela a também autora do blogue “Dicas de Uma Dietista“.

Pode parecer simples, assim como os truques seguintes, mas vão fazer toda a diferença. E mais importante: vão tornar o processo natural e sem pressões. Tome nota.

1. Nunca saltar a refeição do pequeno-almoço

Pode parecer estranho este ser o primeiro truque para perder os quilos a mais, mas fará toda a diferença nesse objetivo. Se não fizer a primeira refeição do dia, vai ter ainda mais fome nas refeições seguintes e acaba por escolher alimentos menos saudáveis. Portanto. será um ciclo sem fim.

2. Privilegiar o consumo de alimentos saciantes

Segundo a nutricionista, o consumo de proteína (como carne, peixe, ovos, leite e derivados, feijão e grão, por exemplo) e fibras (como frutas, vegetais, leguminosas, sementes e cereais integrais) às refeições permite uma maior sensação de saciedade e atrasam o esvaziamento gástrico. Ou seja, ajuda a controlar o apetite durante mais tempo, o que é muito importante neste processo.

Privilegie os alimentos saciantes.

3. Estabelecer horários

“Definir horários é fundamental para criar uma rotina saudável”, diz à NiT a autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”. Já o era antes do confinamento, mas agora ainda ganhou mais importância, já que foi algo que se perdeu durante o tempo em que esteve fechado em casa. Por isso, uma das primeiras coisas que deve fazer é comprometer-se a não ficar mais de três a quatro horas sem comer — pode recordar o artigo com sugestões de snacks. E não se esqueça: deve fazer entre cinco a seis refeições por dia.

4. Não comer durante atividades

Há vários estudos que confirmam que comer enquanto está a fazer alguma atividade, como um jogo, enquanto vê um filme, assiste a um programa de televisão ou lê um livro, pode contribuir para o aumento de peso. No fundo, a ingestão alimentar é superior ao que seriam as necessidades reais se estivesse a comer sem distrações pelo meio.

5. Dormir entre seis a oito horas

Quem pensa que emagrecer depende apenas dos alimentos que se dá ao corpo, está enganado. A especialista relembra que poucas horas de descanso aumentam o apetite por alimentos menos saudáveis, o que não ajuda em nada. Portanto, tente manter um horário estável para se levantar e ir dormir. Acredite ou não, fará a diferença.

“Mas ainda não sei exatamente que alimentos devo ter em casa”, argumenta o leitor. A primeira coisa que deve saber que não tem de colocar de lado todos os seus pratos e doces favoritos. Da carbonara à feijoada, passando por doritos e Nutella, existe sempre uma forma de criar uma versão saudável — a NiT já partilhou várias neste artigo.

Depois, existem, claro, alimentos-chave que deve ter na sua lista de compras. Tratam-se de alimentos versáteis que garantem conseguir manter uma alimentação saudável a longo prazo. Os flocos de aveia e a batata doce são dois deles.

Porém, há mais dez relevantes, sugeridos, desta vez, pela nutricionista Maria Gama, autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”. Carregue na galeria para conhecer a lista completa.

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