Alimentação Saudável

5 snacks para acalmar a TPM sem engordar

Chegou a hora de ser mais forte que menstruação. A NiT tem as receitas perfeitas para o fazer. Tome nota de todas.

Calma aí, Julia.

Desconforto, irritabilidade, lágrimas ocasionais, borbulhas e vontade de comer tudo o que aparece. Nos dias que antecedem a menstruação, e durante a própria, forma-se uma espécie de vazio dentro de cada uma que só pode ser preenchido com comida. 

Primeiro, deve saber que a culpa não é (só) sua. Esta altura do mês, conhecida com a TPM — Tensão Pré-Menstrual —, “existe a diminuição do níveis de algumas hormonas, como a seretonina, que é responsável, por exemplo, pelo humor e apetite”, diz à NiT a nutricionista Maria Gama, autora do blogue “Põe-te na Linha“.

É por isso que a NiT já lhe disse quais são os alimentos que deve privilegiar. Lembre-se que os alimentos ricos em magnésio (como sementes e frutos secos), em zinco (sardinha, camarão e legumes), cálcio (lacticínios, brócolos e rúcula) e os alimentos ricos em vitamina C (laranja, kiwi e couve portuguesa) são alguns deles.

Por outro lado, deve ficar longe de alimentos ricos em sal, substituindo-os por ervas aromáticas e especiarias. “O sal potencia a retenção de líquidos, tão frequente nesta época”, relembra a especialista.

Há ainda quatro truques que podem ajudar a ultrapassar a fase da menstruação sem engordar cinco quilos.

Tome nota destas dicas infalíveis

1. A nutricionista sugere que faça várias refeições ao longo do dia, não passando muitas horas sem comer. Desta forma, previne os ataques ao frigorífico;

2. Coma sempre sopa ao almoço e ao jantar, seguido de um prato principal. É outra forma de prevenir a fome pouco tempo depois;

3. Leve a marmita para todo o lado para ter sempre snacks caseiros para o lanches. Assim, evita ir à pastelaria e destruir todo o esforço até lá;

4. Por último, opte por lanches que, realmente, o deixem saciado. Ou seja, uma peça de fruta ou iogurte não chegam.

Nesta última dica, a NiT dá uma ajuda. Temos cinco snacks para comer (comer e comer) durante a TPM sem engordar. Carregue na galeria para ver as receitas.