Alimentação Saudável

5 receitas simples e saudáveis de um pai para toda a família

Choco frito saudável, lasanha de cuscuz e beringela e pudim de chia com chocolate são algumas das sugestões que fazem parte do livro "A Pitada do Pai".

Imagine um emoji a babar-se. Somos nós neste momento.

“O Pai faz as receitas, a Mãe dá as dicas e as ideias… O filho…papa tudo!”, é assim que Rui Marques, pai de Lourenço e autor do livro “A Pitada do Pai“, explica o dia a dia da sua família.

O autor de 35 anos, licenciado em Engenharia Mecatrónica, defende uma alimentação biológica e sustentável, o equilíbrio, a moderação e o bom senso, mas tudo sem fundamentalismos. A ideia é comer bem e, ainda assim, de forma divertida. Tudo isto, claro, aplicado a toda a família.

“Engenheiro, pai, curioso, comilão — tudo isto me define. Desde pequeno que a culinária é uma paixão, particularmente os petiscos e os bolinhos. Durante a adolescência mantive-me afastado dessa lide, retomando-a com a necessidade de definir tarefas no casamento, até porque detesto tratar da roupa ou limpar a casa. Fiquei, facilmente, com as tarefas da cozinha e aliou-se a fome à vontade comer, já que a mãe não se ajeita muito na cozinha”, explica no livro.

Quando o filho Lourenço nasceu optou por fazer tudo de forma mais prática juntamente com a mulher, Andreia, que queria dizer adeus aos quilos a mais que ganhou na gravidez. Nessa altura, recomendado por uma nutricionista, aplicaram um plano de 28 dias sem açúcar e alimentos refinados. Foi também aí que começaram a criar menus semanais e listas de pequenos-almoços, lanches e refeições principais. Esta rotina mantém-se até hoje.

Esta mudança de estilo de vida levou à criação do “A Pitada do Pai”, que começou como blogue e canal de YouTube, em 2017. É lá que apresenta receitas cheias de vegetais, leguminosas e fruta.

Poucos meses depois foi desafiado pela editora Matéria-Prima a passar a essência do blogue para um livro (18€), que chegou às livrarias a 7 de março.

Além de sugestões de receitas saudáveis para toda a família ideais para cada estação do ano, o autor sugere alimentos e utensílios essenciais e alternativas para personalizar os seus pratos favoritos. No final do livro, há também uma área em branco onde pode escrever as suas receitas de família.

A NiT tem cinco receitas do livro “A Pitada do Pai” para partilhar. Carregue na galeria e tome nota.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT