NiTfm live

Alimentação Saudável

5 receitas saudáveis (e práticas) para fazer em menos de 10 minutos

Pão de aveia e mini quiche são algumas das propostas do novo livro "Mais Pitada do Pai".
São receitas económicas.

O livro “A Pitada do Pai“, lançado no início de 2018, sugeria receitas para cada estação. Cerca de um ano depois, Rui Marques quer facilitar ainda mais a vida das famílias que procuram seguir uma alimentação saudável. Como? Com o lançamento de “Mais Pitada do Pai“, que chegou às livrarias em abril. É que, afinal, “nem sempre os filhos vêm ao mundo para nos tornar mais gordos” — como diz a apresentadora Tânia Ribas de Oliveira na parte de testemunhos do novo livro — e é possível criar pratos equilibrados de que toda a gente em casa goste. 

O “engenheiro, pai, curioso e comilão” focou-se em dois grandes capítulos: sugerir receitas que rendem para cozinhar ao fim de semana ou para os amigos; e formas de reaproveitar as sobras e transformá-las em marmitas gourmet para a semana seguinte.

A mais recente publicação de Rui Marques, licenciado em Engenharia Mecatrónica, também inclui pequenos-almoços deliciosos, sobremesas e jantares para fazer entre cinco a dez minutos.

“É um livro para toda a família, em que todos querem comer do mesmo prato. Foi escrito num período em que o pai queria perder peso, a mãe estava grávida (agora já nasceu o Francisco) e o Lourenço (o filho mais velho) estava a crescer”, conta à NiT o autor de 36 anos.

É da Zero a Oito.

As novas receitas marcam também um dos desafios do autor: controlar o peso. Quando criou o seu blogue, “A Pitada do Pai“, em julho de 2016, tinha 120 quilos. Entretanto, conseguiu perder 40. O mais recente livro é um espelho da mudança alimentar que fez nos últimos seis meses.

“Para gerir a alimentação de toda a gente lá em casa e, no final, manter o peso, era preciso organizar-me e criar receitas que todos pudéssemos comer. É por isso que é um livro prático, em que é possível aproveitar um alimento do início ao fim, evitando o desperdício alimentar. Sugiro também menus semanais para facilitar ainda mais as coisas”, revela.

Acima de tudo, Rui Marques defende uma alimentação biológica e sustentável, o equilíbrio, a moderação e o bom senso — mas tudo sem fundamentalismos.

“Mais Pitada do Pai”, editado pela Zero a Oito, já está à venda nas livrarias por 18,99€.

Carregue na galeria para descobrir cinco receitas do livro que pode preparar em menos de dez minutos— aqui estão, por exemplo, o “pão de aveia mais fácil do mundo” e uma mini quiche.