Alimentação Saudável

Há 5 razões para comer trigo sarraceno (e outras tantas receitas para o comprovar)

Este super cereal não contém glúten e pode ser usado em bolos e panquecas.

Vai querer incluir este super cereal na sua alimentação.

A alimentação saudável está na moda e há vários alimentos que têm vindo a ganhar popularidade. Por outro lado, há outros que são tratados como verdadeiros destruidores da dieta, como o mal amado trigo. A alternativa para fazer frente a este alimento é o trigo sarraceno, que é uma das grandes tendências do mundo fit.

“Trata-se de um pseudocereal que tem vários benefícios para a saúde e, apesar do nome, não tem nada a ver com o trigo comum. Esta versão é isenta de glúten e, por isso, ideal para celíacos”, diz à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

O trigo sarraceno é rico em ferro, magnésio, fósforo, vitaminas do complexo B, antioxidantes e fibra. Além disso, contém proteína, embora seja em pouca quantidade. Porém, segundo a especialista, a digestibilidade desta proteína é relativamente baixa, devido à presença de antinutrientes.

Há, pelo menos, mais cinco razões para incluir este pseudocereal na sua alimentação diária.

1. Ajuda a prevenir a diabetes

“Comparativamente com outros cereais e pseudocereais, o trigo sarraceno tem um índice glicémico baixo, o que permite manter os niveis de glicémia estáveis. Há vários estudos que demonstram que pessoas com diabetes que consumiram trigo sarraceno durante dois meses tiveram uma melhoria no controlo da glicémia sem tomarem qualquer medicação”, explica a nutricionista.

2. Melhora a saúde cardíaca

O trigo sarraceno é rico em rutina, um antioxidante que pode ajudar a diminuir a pressão arterial, bem como os níveis de colesterol. O facto de ser rico em fibra também contribui para a saúde cardíaca.

Há várias formas de ingerir este superalimento.

3. Combate a anemia

Segundo a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, este super cereal é rico em ferro e vitaminas do complexo B. Por isso, pode ser um bom aliado no combate à anemia.

4. Melhora o trânsito intestinal

É mesmo verdade: o seu elevado teor em fibra ajuda a regular o trânsito intestinal. Além disso, promove a formação de bactérias benéficas no intestino e contribui para a regulação do ph. Portanto, só coisas boas.

5. Combate a depressão, ansiedade e dores de cabeça

“Por ser rico em vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, manganês e zinco, o trigo sarraceno contribui para a formação de neurotransmissores que combatem a depressão, ansiedades e as dores de cabeça”, acrescenta Bárbara de Almeida Araújo.

Para quem quer fugir ao consumo de arroz, batatas ou massa, que podem ser ameçadores da dieta, saiba que este grão pode muito bem substituí-los. Também pode utilizar o trigo sarraceno para a preparação de pão, panquecas ou bolos. Já os flocos podem ser usados para preparar papas, que são uma boa opção para o pequeno-almoço, por exemplo.

Para que comece já a tirar proveito dos benefícios deste pseudocereal, temos cinco receitas bem saudáveis. Carregue na galeria.