NiTfm live

Alimentação Saudável

5 ingredientes que nunca deve usar numa sandes (se quiser emagrecer)

São versáteis e fáceis de preparar mas, se não tiver cuidado, também podem ser verdadeiras bombas calóricas.
Não se esqueça disto.

Há vários pratos que são sempre vistos como alternativas saudáveis, independentemente da composição da receita, como é o caso das massas e das saladas. Porém, basta escolher um ingrediente errado para aumentar (e muito) o valor calórico da refeição. O pior é que isto também se aplica a outras comidas habituais.

Segundo a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do blogue NiT “Loveat”, idealmente, toda a gente devia preparar previamente em casa a sua marmita. No entanto, as refeições ficam quase sempre como última tarefa e escolhem-se as opções mais rápidas: as sandes.

São versáteis, fáceis de preparar e, ao contrário do que acha que íamos dizer, são boas alternativas a refeições equilibradas. Isto, claro, se os ingredientes que a constituem forem corretamente selecionados. Tudo começa pelo ingrediente principal: o pão.

“Tente optar por uma alternativa que não tenha farinhas refinadas e que seja, preferencialmente, escuro — de centeio, aveia, trigo integral e espelta, por exemplo. Verifique a lista de ingredientes do pão e certifique-se de que não tem aditivos alimentares como conservantes e edulcorantes. Lembre-se de que para fazer um pão basta água, fermento e farinha”, diz à NiT.

Há mais um desafio: definir o recheio. A sugestão da especialista é colocar sempre uma base de legumes, como alface, rúcula, espinafres, pepino ou cenoura, acompanhada de uma proteína como carnes brancas ou peixe. Pode, também, adicionar uma gordura (queijo feta, frutos secos ou azeite).

Por outro lado, existem ingredientes totalmente proibidos se o seu objetivo for perder peso. Carregue na galeria para saber quais são.