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Alimentação Saudável

5 ingredientes que não deve colocar no prato se quiser emagrecer

Basta uma má escolha para comprometer a refeição. A NiT e a nutricionista Maria Gama explicam tudo.
Cuidado. Muito cuidado.

Da próxima vez que comer uma massa, salada ou outra refeição supostamente saudável, olhe bem para o prato e tente encontrar os intrusos. É que quando se escolhe uma base saudável e se inclui um ou mais ingredientes errados, pode comprometer-se a dieta. Mesmo que seja apenas um e que seja apenas “de vez em quando”, o valor energético da refeição acaba por aumentar, o que não é uma boa ajuda para quem quer emagrecer.

“Além de serem processados, alguns alimentos, também devido ao seu baixo valor nutricional, não apresentam benefício nenhum ao serem adicionados às refeições”, diz à NiT a nutricionista Maria Gama.

Fazê-lo uma vez não tem problema. Contudo, uma asneira hoje e outra amanhã já fazem a diferença na balança e nos objetivos finais.

No total, a autora do blogue NiT “Põe-te na Linha” refere cinco ingredientes que deve evitar se quiser emagrecer ou apenas ter uma alimentação mais saudável. Podemos revelar já um deles: croutons. Podem parecer inofensivos mas, na verdade, são fritos em gordura, o que faz com que sejam altamente calóricos.

O objetivo é, então, cozinhar de forma mais saudável, optando por outros alimentos que confiram sabor e que tornem o prato igualmente saboroso.

“Um refogado com tomate e cebola, assim como manjericão, são alimentos mais interessantes para adicionar à massa, por exemplo. Ou, então, um molho pesto que dá um sabor ótimo a este tipo de pratos”, sugere a nutricionista.

Também pode optar por tomate, abacate, cenoura, brócolos ou espinafres. Caso sinta necessidade de adicionar algo doce, pode escolher fruta. Mas, atenção: não se esqueça que entra para as contas das peças de fruta que come por dia. Para cozinhar, utilize azeite e deixe o óleo de parte.

Carregue na galeria e conheça a lista completa de cinco ingredientes que não deve colocar no prato se quiser emagrecer.