NiTfm live

Alimentação Saudável

5 frutas que fazem com que fique inchado

Não precisa de entrar em pânico. A NiT diz quais são e sugere a melhor maneira de evitar o inchaço.
O inchaço pode ser a fruta.

Para um estilo de vida saudável, o consumo de fruta é fundamental. É este hábito que garante os nutrientes reguladores como vitaminas, minerais, fibras alimentares e ainda compostos fenólicos — que combatem os radicais livres.

A ingestão adequada de frutas e hortícolas está associada a diversos benefícios para a saúde, como a redução do risco de doenças cardiovasculares, cancro do estômago, obesidade e diabetes. Por isso mesmo, é difícil acreditar que o consumo de alguns destes alimentos pode ser o responsável pela sensação de inchaço.

“Algumas frutas contêm substâncias que não são bem absorvidas no intestino delgado e podem causar inflamação, flatulência, diarreia ou obstipação, principalmente em portadores de síndrome do cólon irritável. Por outro lado, as frutas também possuem fibras que contribuem para o bom funcionamento intestinal, se consumidas em grande quantidade poderão causar distensão abdominal”, explica à NiT a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, do blogue NiT “Loveat“.

Entre os alimentos que mais incham está a cereja. O sabor adocicado e viciante deve-se à elevada quantidade de açúcar em sua composição — mais especificamente a frutose, uma das substâncias que causa desconforto intestinal.

Apesar desta informação, a nutricionista ressalva que não deve ter medo de consumir estas frutas, apenas deve variar com outras, ingerir de maneiras diferentes (como por exemplo cozidas), mastigá-las bem ou acompanhá-las com um chá de menta ou gengibre para que sejam digeridas mais facilmente.

De acordo com Mafalda Rodrigues de Almeida, a Roda da Alimentação Mediterrânica recomenda a ingestão de três a cinco porções de fruta, todos os dias. Uma porção corresponde a uma peça de fruta de tamanho médio (160 gramas). Se forem bagos, como uvas e cerejas, o ideal é comer de 8 a 10 por dia. 

Se costuma sentir a barriga inchada após o consumo de determinadas frutas, carregue na galeria e descubra quais são as cinco frutas que deve ter atenção.