NiTfm live

Alimentação Saudável

5 formas simples de usar vinagre de sidra e perder peso

Pode conseguir benefícios incríveis com apenas umas gotas, segundo a nutricionista Sónia Marcelo.
É uma maravilha.

Há cerca de um ano, Victoria Beckham revelou o produto que usa para manter a boa forma e o mundo parou. Ou será imitou? O que é certo é que a tendência chegou a Portugal ao longo de 2018 e agora é visto como um poderoso aliado na perda de peso. Estamos a falar do vinagre de sidra ou, se preferir, de maçã.

Este vinagre ajuda a prevenir alguns problemas de saúde e melhora o funcionamento do organismo em geral. Por ser um produto ácido, ele é excelente para limpar e regenerar o organismo e ainda ajuda a manter o Ph alcalino, explicou na altura à NiT a nutricionista Sónia Marcelo.

“O vinagre de sidra contém uma boa quantidade de substâncias nutritivas, como vitaminas, ácidos essenciais, enzimas, pectinas, celulose e minerais. Além disso, é rico em potássio e micro minerais, como cálcio, magnésio, ferro fósforo, flúor, boro e silício — nutrientes essenciais para o organismo”, acrescenta a autora do blogue “Dicas de Uma Dietista” e do livro “Guerra ao Açúcar“.

Porém, não foi por isto que se tornou tão viral. A verdadeira razão é o facto ser um alimento diurético e útil no controlo do peso. Como? Devido à capacidade de diminuir os níveis de glicose e insulina no organismo. E mais: ainda ajuda a diminuir o apetite.

E a lista de vantagens continua: melhora o trânsito intestinal, ajuda a regenerar a flora do intestino, elimina toxinas e reduz dores reumáticas.

“O hábito de consumir o vinagre com regularidade pode ser muito benéfico para as mulheres que estão na menopausa, pois ajuda a controlar os calores, a fraqueza e o cansaço repentino, os nervos e o stress.”

Com tantos benefícios, esta tendência chegou rapidamente às lojas portuguesas. O produto, em versão bio, está disponível nos supermercados Lidl, por 1,69€ (500 mililitros). Nas lojas Celeiro, também em versão bio, está à venda por 4,38€ (750 mililitros).

Se ainda não sabe como incluir este super vinagre na alimentação diária, a NiT sugere-lhe desde bolos a crackers. Carregue na galeria e tome nota de cinco receitas.