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Alimentação Saudável

5 erros básicos que está a cometer e que não estão a deixar que emagreça

Segundo a nutricionista Sónia Marcelo, são fáceis e rápidos de corrigir.
Vai ficar surpreendido.

Não existem planos milagrosos para emagrecer. Cada pessoa tem um metabolismo e um quotidiano que, em conjunto, influenciam a capacidade de atingir esse objetivo. Mas uma coisa é certa: o truque está na alimentação e no treino. Se tem cuidado com ambas as coisas e, mesmo assim, não consegue perder peso, é muito provável que esteja a cometer alguns erros básicos, sobretudo alimentares.

“Mais importante do que alterar os nossos hábitos alimentares por um período de tempo limitado, é mantermos bons hábitos durante toda a vida”, alerta à NiT a nutricionista Sónia Marcelo.

Portanto, o primeiro erro de todos é não comprometer-se e pensar nessa mudança como uma dieta. Segundo a autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”, é necessário pensar que comer de forma saudável deve ser um prazer e fazer parte do seu (novo) estilo de vida.

É que para perder os quilos em excesso não tem de passar dias inteiros na cozinha e muito menos ficar sem comer. Atenção, organização e planeamento são as três palavras-chave para atingir o peso que deseja.

Tome então nota dos cinco erros básico que não estão a deixar que emagreça.

1. Comprar os produtos sem ler os rótulos

Ignorar os rótulos e acreditar apenas nas embalagens que destacam as palavras “magro”, “light”, “integral”, “sem açúcar”, “dietético”, entre outros, é uma das piores atitudes que pode ter. Muitas vezes, esses produtos estão cheios de açúcar e gordura, não sendo uma opção de todo saudável. A especialista destaca alguns exemplos de alimentos à venda em todos os supermercados: as barras cereais, os cereais, as granolas e as bolachas.

2. Seguir as dietas da moda

“Existem variadas dietas, como a da sopa, da lua ou do grupo sanguíneo, entre outras que prometem uma perda de peso rápida. No entanto, essa perda é quase sempre à base de massa muscular e água. Este tipo de dieta está longe de ser saudável, além de provocar mudanças desastrosas no metabolismo. Consulte um nutricionista e siga uma dieta prescrita especialmente para si”, recomenda à NiT Sónia Marcelo.

3. Querer mudar tudo num dia

“Não comia bem, nem fazia exercício, e decide que, a partir de segunda-feira, tudo irá mudar. Resultado: começa a fazer exercício no ginásio sete vezes por semana e a consumir apenas comida saudável (sem nenhuma orientação). Saiba que isso não vai resultar. Porquê? Porque não há consolidação dos hábitos e não cria rotinas”, alerta Sónia Marcelo. O mais certo é ter um ataque de fome, desmotivar-se e desistir — ou até aumentar o peso.

4. Não planear as refeições

Uma das principais formas de conseguirmos ser saudáveis e perder o peso em excesso é comer bem. Contudo, exige preparação e planeamento. Reserve um dia da semana para planear as suas refeições e decidir quais são os ingredientes de que vai precisar para criar uma lista e ir às compras. Assim, durante a semana, terá tudo o que necessita para as refeições, não pede take away e conseguirá comer de forma mais saudável. 

5. Comer demasiado depressa

Este é um daqueles truques em que, provavelmente, não vai acreditar. Mas é bastante eficaz. A especialista explica à NiT que ao comer devagar vai sentir-se mais saciado e, consequentemente, ingerir menos quantidade de comida. O truque é pousar os talheres entre garfadas e mastigar cada porção de comida sete a dez vezes. Simples, certo?

Por outro lado, há nove coisas que deve fazer já para ser mais saudável este ano e, se for o caso, perder o excesso de peso. Carregue na galeria para saber quais são.