NiTfm live

« 5 bebidas que ficaram famosas por ajudarem a emagrecer

Chá de hortelã

O chá de hortelã tem sido uma das versões mais utilizadas para perder peso ao longo do último ano. "Apresenta um valor calórico muito baixo e isso faz dele um bom aliado para quem quer perder peso. Já para não falar de que é uma bebida que pode ajudar na hidratação. E também pode servir de ingrediente para dar sabor a bolos ou panquecas", revela à NiT a nutricionista Maria Gama, autora do blogue "Põe-te na Linha".

Esta planta possui cerca de 44 calorias por cada 100 gramas. Se pensar numa porção de 235 mililitros, preparados com apenas duas folhas frescas ou secas, estará a ingerir apenas duas calorias. E o facto deste chá conter fibras é outra das suas vantagens. Assim, pode ajudar a manter a sensação de saciedade, quando é conjugado com outros alimentos saudáveis.

As folhas de hortelã podem ser utilizadas de variadas formas, desde inteiras, partidas, secas, moídas ou congeladas. Mas atenção: obviamente, não é a ação isolada do chá que o irá fazer perder peso. Contudo, se for conjugado com uma alimentação saudável e variada, bem como a prática de exercício físico, pode ser uma ajuda extra por causa da sua composição nutricional.