Alimentação Saudável

5 alimentos que nunca (mesmo nunca) deve aquecer no microondas

A NiT e a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida revelam quais são — pode ter surpresas.
O ovo cozido faz parte da lista.

O microondas é um daqueles gadgets indispensáveis na cozinha. É utilizado, sobretudo, para aquecer a comida que sobra de outras refeições, mas também há quem descongele alimentos e prepare receitas com a sua ajuda. Resumindo: reduz o desperdício alimentar e economiza tempo e dinheiro.

Contudo, muitas vezes perguntamos se, realmente, a utilização deste pequeno eletrodoméstico é seguro e se a radiação que produz é prejudicial aos alimentos. Para responder a esta questão é essencial percebermos a sua ação.

“O microondas transforma eletricidade em ondas eletromagnéticas chamadas microondas. Estas ondas estimulam as moléculas de água, gordura e açúcar dos alimentos, criando uma vibração que transforma energia em calor (da mesma forma como quando esfregamos as mãos uma na outra)”, explica a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida.

Segundo a autora do blogue NiT “Loveat”, quanto ao efeito que o microondas tem nos nutrientes dos alimentos, é importante mencionar que todos os métodos de confeção que utilizam calor reduzem o valor nutritivo. 

“Como o microondas envolve, normalmente, menos tempo de cozimento, o que significa menos exposição ao calor, é considerado o melhor método de reaquecimento para preservar os nutrientes”, acrescenta.

Ainda assim, algumas vitaminas são perdidas, embora seja em menor percentagem comparativamente com outras formas de confeção. Entre as vantagens do eletrodoméstico, a especialista destaca mais uma: a temperatura que atinge. Geralmente, não são ultrapassados os 100 graus, o que diminui o risco de formação de compostos nocivos na comida.

Mas — e há sempre um mas —, mesmo com todos estes benefícios, há alguns cuidados. Por exemplo, alguns alimentos não devem ser aquecidos (nem reaquecidos) no microondas. 

Carregue na galeria para conhecer esta lista negra.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT