NiTfm live

Alimentação Saudável

5 alimentos básicos que ajudam a dormir melhor (e a perder peso)

São coisas que costuma ter em casa, no entanto, não está a tirar total proveito delas.
Os frutos secos fazem parte da lista.

Ter uma boa noite de sono é essencial para dar descanso ao corpo e recarregar energias, assim como para ter um coração mais saudável e maior concentração. Mas não só. Dormir bem também influencia o peso ou, melhor, o aumento de peso.

“Dormir pouco e o stress acumulado podem causar alterações hormonais que interferem no nosso metabolismo e, consequentemente, dificultam a perda de peso. Além disso, dormir as tais sete a oito horas recomendadas ajudam-nos a ter uma maior controlo do apetite”, revela à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Se, aliado a más noites de sono, tivermos uma alimentação pouco saudável, o cenário pode piorar bastante. Sabia que o intestino tem cerca de 100 milhões de neurónios e mais de 95 por cento de serotonina é fabricada e armazenada nesta parte do corpo?

A serotonina é um neurotransmissor essencial para manter funções importantes como o ciclo do sono, mudanças de humor, manutenção da memória e vontade de comer.

Para conseguir aumentar os níveis deste aminoácido essencial ao organismo, há alguns alimentos que deve privilegiar. Os frutos secos, por exemplo, podem ajudar a relaxar e a dormir mais descansado, bem como a prolongar a sensação de saciedade, de acordo com a autora do blogue “Manias de Uma Dietista”.

Carregue na galeria para descobrir outros alimentos básicos que podem ajudá-lo a dormir melhor e, se for o caso, a perder ou manter o peso.