Alimentação Saudável

4 snacks saudáveis com queijo que são perfeitos para controlar o apetite

A nutricionista Maria Gama, autora do blogue "Põe-te na Linha", diz-lhe quais são as suas receitas favoritas com queijos Babybel.
Prove estes snacks deliciosos.

Quer esteja em teletrabalho ou em trabalho presencial, é essencial planear que snacks e lanches vai comer durante o dia para manter uma alimentação saudável. Muitas vezes, por causa da falta de tempo e do stress no trabalho, acabamos por deixar de lado alguns aspetos essenciais que poderiam fazer toda a diferença no nosso dia a dia.

É frequente passarmos várias horas sem comer, ou seja, sem realizar o snack da manhã ou o lanche da tarde, o que pode resultar numa fome desmedida ao final da tarde — principalmente quando chegamos a casa, em que nos apetece comer tudo e mais alguma coisa. Já lhe aconteceu?

A maioria das vezes, os alimentos que nos apetecem nesses momentos tendem a ser soluções práticas, mas também altamente calóricos e ricos em açúcar, como por exemplo as bolachas, os doces ou os bolos. Por isso, é importante arranjarmos estratégias para que isso não aconteça e para conseguirmos controlar a nossa fome durante todo o dia.

Para facilitar os nossos snacks, podemos optar por alimentos também eles práticos, rápidos de preparar e fáceis de transportar. Ou seja, e dependendo do trabalho em questão e da disponibilidade, termos a possibilidade de algum tipo de alimentos que nos permita comer enquanto trabalhamos. Frutos oleaginosos, iogurtes naturais, fruta, queijo fresco ou Babybel, fruta e panquecas são alguns exemplos. Sendo eu fã de queijo, uma das combinações de que sou fã é uma peça de fruta e queijo Babybel. 

No entanto, claro que o melhor seria levantarmo-nos e não estarmos horas em frente ao computador. Nesta fase em que estamos a voltar ao trabalho presencial e talvez com algum trabalho acumulado, é importante tentarmos planear e organizar a nossa semana de forma a termos a nossa alimentação controlada.

Tome nota das receitas.

1. Pão na frigideira recheado com queijo Babybel

Do que precisa:

— 4 colheres de sopa de farinha de aveia;
— 2 colheres de sopa de farinha de linhaça;
— 2 ovos;
— Sementes de girassol q.b.;
— Sementes de abóbora q.b.;
—1 a 2 queijos Babybel.

Como se faz:

Junte todos os ingredientes numa tigela e misture bem até ficar envolvido. Numa frigideira antiaderente bem quente, coloque uma colher de sopa do preparado. Depois, coloque o queijo Babybel partido aos bocadinhos e por cima, junte mais uma colher de sopa do preparado anterior. Deixar cozinhar e depois virar do outro lado.

2. Cajus torrados com queijo Babybel

Do que precisa:

— Cajus;
— Queijo Babybel.

Como se faz:

Comece por torrar os cajus. Para isso, basta colocá-los no forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 10 a 15 minutos. Depois, reserve-os num frasco de vidro. Neste caso, e de forma a facilitar a preparação dos snacks, pode levar um frasco para o trabalho ou colocá-lo junto à secretária – e fazer o mesmo com o queijo Babybel. 

3. Espetadas fruta com queijo Babybel 

Do que precisa:

— 3 morangos;
— Queijo Babybel.

Como se faz:

Comece por lavar os morangos e corte-os em metades. Faça o mesmo com o queijo Babybel. Numa espetada, coloque uma metade de morango, uma metade de Babybel e assim sucessivamente até preencher toda a espetada. Se quiser, pode acrescentar outras frutas para complementar. Fácil e delicioso. 

4. Egg muffins com queijo Babybel

Do que precisa:

— 6 ovos inteiros;
— Meio pimento;
— 1 chávena de cogumelos laminados; 
— 1 chávena de espinafres;
— Queijo Babybel;
— 1 colher de sopa de azeite;
— Pimenta preta q.b.;
— Cebolinho picado;
— Sal q.b.

Como se faz:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Entretanto, comece a refogar numa frigideira o pimento, a cebola, o alho e os espinafres – para isso, coloque uma colher de sopa de azeite e meio copo de água para não fritar. Disponha em formas de silicone e parta o queijo aos bocadinhos para colocar por cima. De seguida, bata os ovos e junte ao preparado anterior. Leve ao forno durante cerca de 30 a 45 minutos.

Este artigo foi escrito em parceria com a Babybel.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT