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Alimentação Saudável

4 hábitos que vão ajudar a emagrecer (e ser mais saudável) até ao final do ano

As dicas da nutricionista Maria Gama, autora do blogue “Põe-te na Linha”, são simples e eficazes.
Beber mais água é um deles.

Se há quase um ano desejou emagrecer (e ser mais saudável), mas não fez nada por isso, leia isto com atenção: nem tudo está perdido. Há pequenos hábitos que ainda pode colocar em prática para perder alguns quilos e iniciar este processo que, na verdade, deve ser uma mudança de estilo de vida e não de apenas alguns dias.

De acordo com a nutricionista Maria Gama, autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”, há quatro princípios básicos que podem ajudar. Ainda que pareçam demasiado simples, tratam-se dos mais eficazes.

Estão todos relacionados com organização, capacidade de concretização e, claro, alguma paciência. Está pronto? Pode começar a tomar nota.

1. Tomar o pequeno-almoço todos os dias

Saltar o pequeno-almoço, mesmo que seja apenas “de vez em quando”, não pode acontecer. Aquela história de que é a refeição mais importante do dia é mesmo verdade. A nutricionista Maria Gama destaca o facto de lhe “dar energia para começar o dia da melhor maneira” e de ser “uma ótima forma de conseguir controlar a ingestão alimentar ao longo do dia”.

No fundo, vai evitar que coma descontroladamente nas horas seguintes. É essencial incluir proteína, cereais integrais e fruta na refeição da manhã. 

2. Beber mais água

Porque é que continuamos a insistir nisto? Porque é mesmo importante e muita gente ignora esta dica. Além de hidratar, há outra razão: uma vez que é recorrente confundir-se fome com sede, é essencial beber água ao longo do dia para conseguir a sensação de saciedade. Isto é meio caminho para o sucesso da dieta e da saúde no geral. Segundo a especialista, se tiver dificuldade em beber água, pode aromatizar com fruta (morangos) ou legume (pepino). Pode também fazer chá.

3. Incluir sempre vegetais em todas as refeições

Mais um hábito que parece óbvio mas que não é colocado em prática. Eles fornecem vitaminas, minerais e fibras, ou seja, são super importantes para o organismo e para a dieta. Sem eles será mais difícil alcançar o seu objetivo. 

“Tenha sempre em casa legumes congelados para os dias em que não tiver tempo de preparar os legumes em cru. Não arranje desculpas: se fazer arroz demora cerca de dez minutos, legumes pré-congelados demoraram cinco, pelo que tem sempre de os incluir nas refeições”, alerta a especialista.

4. Levar sempre almoço para o trabalho

Planeamento e organização são duas palavras-chave quando o objetivo é emagrecer e manter uma alimentação saudável — e isso inclui levar almoço feito para o trabalho. É que assim consegue controlar melhor as quantidades e sabe exatamente o que está a comer. A proposta de Maria Gama é preparar tudo ao fim de semana para ter menos tarefas durante a semana. Prefira carnes do tipo magra, inclua hidratos de carbono e, claro, legumes.

Carregue na galeria para tomar nota de cinco almoços saudáveis, sugeridos pela nutricionista, que pode, então, fazer ao domingo e comer na semana seguinte.