Alimentação Saudável

4 alimentos que tem em casa e que ajudam a manter os dentes mais brancos

Segundo a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, estes podem mesmo ser bons aliados de um sorriso perfeito.
O abacaxi faz parte da lista.

Há alguns alimentos puros e inocentes, como alguns legumes e o molho de tomate, que podem deixar os dentes amarelos e prejudicar a saúde oral. A boa notícia é que também existe o oposto: alimentos que ajudam a mantê-los mais brancos e brilhantes.

“As alterações na cor dos dentes podem ocorrer de forma gradual e subtil. Com a idade, os dentes podem ganhar uma cor mais amarelada à medida que o esmalte externo se desgasta, revelando a dentina por baixo”, diz a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do blogue “Loveat”.

Os alimentos com cores mais escuras têm uma maior capacidade de escurecer os dentes e o que todos eles têm em comum são as substâncias chamadas taninos, presentes no vinho tinto e no chá, por exemplo.

Porém, como destaca a especialista, fumar, beber muito café e refrigerantes, ingerir muitos açúcares e lavar os dentes com pouca frequência também são os principais motivos para que se perca o brilho e a cor branca.

Caso note que os seus dentes estão a sofrer estas alterações, deve informar o seu médico dentista e seguir o aconselhamento recebido. Ainda assim, a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida recorda que existem alguns alimentos que poderão contribuir para a manutenção do brilho dos dentes e prevenir o desgaste do esmalte.

Carregue na galeria para descobrir quatro deles — muito provavelmente tem todos em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT