Alimentação Saudável

3 snacks ideais para pais e filhos levarem para o lanche

“A saúde dos filhos começa à mesa dos pais” — é este o lema do novo livro de alimentação saudável “Crianças Saudáveis, Famílias Felizes”, que chegou às livrarias a 13 de junho.

Almôndegas energéticas de maçã é uma das receitas

Em cada esquina há uma armadilha para os mais pequenos. Não há café à porta das escolas que não tenha as prateleiras cheias de doces, nem festa de aniversário que não termine com um saco de gomas. Eles adoram, mas depois isso reflete-se na saúde e, cada vez mais, acabam em casos de obesidade infantil. Para contrariar essa tendência, duas primas e bloggers juntaram-se e criaram o livro “Crianças Saudáveis, Famílias Felizes” que pretende que “a saúde dos filhos comece à mesa dos pais”.

Como é que isso é possível? Conquistando os miúdos para o lado bom e saudável da comida com receitas deliciosas e apelativas. Afinal, comer bem não é sinónimo de fazer pratos aborrecidos ou sem sabor.

“É muito engraçado preparar refeições saudáveis para os mais pequenos, mas os pais também devem dar o exemplo. Este livro pretende mesmo que seja a família no todo a criar hábitos que todos adotem”, conta à NiT Luísa Forte da Cunha, uma das autoras.

Luísa Fortes da Cunha, 57 anos, é mãe e autora do blogue “My Casual Brunch” e da coleção infanto-juvenil “Teodora“, que conta com 16 livros. A par disso, é professora de Educação Física há décadas, formada pela Faculdade de Motricidade Humana.

Como professora, convive com os alunos todos os dias e apercebeu-se que se estava a criar um padrão que não é positivo. “Os miúdos estão mais gordinhos, têm menos disponibilidade motora e sofrem mais bulling.” Como exemplo, evidencia o facto de no momento de fazer equipas, esses miúdos ficarem para último, e se fizerem parte da equipa que perdeu há sempre um olhar de lado.

“Este livro quer mesmo acabar com isso e dar sugestões às famílias para que as crianças vivam bem, saudáveis e felizes”, diz Luísa Fortes da Cunha.

Dada a visibilidade do blogue e enquanto escritora, a editora Lua de Papel convidou a autora para escrever este livro. No entanto, como também estava envolvida em workshops para aprender a tirar fotografias dos pratos e noutros de refeições saudáveis com a prima Raquel Fortes, também autora do blogue “It’s Up To You“, percebeu que não fazia sentido entrar nesta aventura sozinha.

Raquel Fortes, 39 anos, não tinha o objetivo de escrever um livro neste momento mas aceitou o convite. É mãe de três filhos, começou por criar uma empresa de comunicação mas mais tarde vendeu-a e dedicou-se ao estilo de vida saudável. Entretanto, tirou um Mestrado de Nutrição Clínica, no Instituto de Ciências da Saúde Egas Moniz.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo